EDUCAÇÃO
Nova Venécia é destaque da Avaliação de Fluência Leitora
Prefeitura de Nova Venécia é destaque da Avaliação de Fluência Leitora na região noroeste
Em 26/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em 2021, a rede tinha 67% de alunos pré-leitores, hoje tem apenas 24%, o que significa que quanto menor a porcentagem de alunos nessas condições maior a probabilidade de alfabetização concreta.
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), divulgou esta semana o resultado da Avaliação de Fluência Leitora, aplicada entre os dias 03 e 07 de julho, através do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), do Governo do Estado, para todos estudantes do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais e já fez um levantamento de desempenho do município.
Em 2021, a rede tinha 67% de alunos pré-leitores, hoje tem apenas 24%, o que significa que quanto menor a porcentagem de alunos nessas condições maior a probabilidade de alfabetização concreta.
>> Escolas ampliam conexão à internet após a pandemia
Em relação aos alunos leitores iniciantes, o município passou de 24% em 2021 para 52% em 2023, desse dado, conclui-se que há uma maior quantidade de alunos leitores com fluência.
O percentual de alunos leitores fluentes aumentou de 10% para 23%, uma conquista extremamente relevante.
Os resultados da Avaliação de Fluência tiveram uma evolução significativa, principalmente, se comparados aos resultados dos nove municípios que compõem a Superintendência Regional de Educação (SRE): Nova Venécia, Boa esperança, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo e Montanha. Os dados de todos os municípios juntos formam o perfil leitor da região.
A Avaliação de Fluência aponta que a SRE tem 30% de alunos pré-leitores, e Nova Venécia, apenas 24%, que representa que poucos alunos estão nessa fase anterior à leitura. Quanto aos leitores iniciantes, a SRE tem um índice de 46%, enquanto Nova Venécia ultrapassa a média da região com 52%. No critério leitores fluentes, Nova Venécia alcançou 23%, e a SRE, 25%.
Para a assessora Pedagógica da Seme, é válido lembrar que os altos índices de Nova Venécia contribuem também para elevar as médias de todo estado.
“Além disso, este resultado nos proporcionou o convite para participar do Seminário Nacional de Alfabetização como município de melhor resultado no Programa Educar pra Valer, implementado aqui no final de 2021”, concluiu a pedagoga.
Segundo a secretária Municipal de Educação, estes resultados colocam Nova Venécia numa posição de destaque no Espírito Santo e no cenário brasileiro.
“Estamos colhendo os frutos do investimento em alfabetização. Queremos agradecer nosso prefeito por ter acreditado que seria possível, por ter nos apoiado nas formações e na aquisição de materiais pedagógicos complementares, alinhados ao desempenho e competência dos nossos profissionais da educação, não poderia ser de outro jeito, nossas crianças estão sendo alfabetizadas na idade certa. Todos juntos para garantir o direito que elas têm de aprender”, comemorou a gestora. (Secom/PMNV)
Leia também:
> Escolas ampliam conexão à internet após a pandemia
> Serra abre as inscrições para cursos profissionalizantes
> Escolas particulares terão um reajuste médio de 9% em 2024
> MEC quer regulamentar lei do ensino profissional com rapidez
> PMV: Escola desenvolve projeto de comunicação não violenta
> Novo ensino médio não está funcionando, afirmam alunos
> Serra abre inscrições para curso de Aprendizagem Industrial
> Prefeitura de Viana oferece vagas para curso de pós-graduação
> Educação infantil recebeu no 1º semestre R$ 443,09 milhões
> Aracruz se reúne com o Coletivo Famílias Pela Inclusão
> Intercâmbio pedagógico explora belezas e cultura de Anchieta
> Prefeitura de Aracruz promove alinhamento do Projeto Cactus
TAGS: NOVA VENÉCIA | DESTAQUE | AVALIAÇÃO | FLUÊNCIA | LEITORA