EDUCAÇÃO

Nova Venécia é destaque da Avaliação de Fluência Leitora

Prefeitura de Nova Venécia é destaque da Avaliação de Fluência Leitora na região noroeste

Em 26/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMNV

Em 2021, a rede tinha  67% de alunos pré-leitores, hoje tem apenas 24%, o que significa que quanto menor a porcentagem de alunos nessas condições maior a probabilidade de alfabetização concreta. 

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),  divulgou esta semana o resultado  da Avaliação de Fluência Leitora, aplicada entre os dias 03 e 07 de julho, através do  Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), do Governo do Estado,  para todos estudantes do 2º ano  do ensino fundamental anos iniciais e já fez um levantamento de desempenho do município. 

Em 2021, a rede tinha  67% de alunos pré-leitores, hoje tem apenas 24%, o que significa que quanto menor a porcentagem de alunos nessas condições maior a probabilidade de alfabetização concreta. 

>> Escolas ampliam conexão à internet após a pandemia

Em relação aos alunos leitores iniciantes, o município passou de 24% em 2021 para 52% em 2023, desse dado, conclui-se que há uma maior quantidade de alunos leitores com fluência.

O percentual de alunos leitores fluentes aumentou de 10% para 23%, uma conquista extremamente relevante.

Os resultados da Avaliação de Fluência tiveram uma evolução significativa, principalmente, se comparados aos resultados dos nove municípios que compõem a Superintendência Regional de Educação (SRE): Nova Venécia, Boa esperança, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo e Montanha. Os dados de todos os municípios juntos formam o perfil leitor da região.

A Avaliação de Fluência aponta que a SRE tem 30% de alunos pré-leitores, e Nova Venécia, apenas 24%, que representa que poucos alunos estão nessa fase anterior à leitura. Quanto aos  leitores iniciantes, a SRE tem um índice de 46%, enquanto Nova Venécia ultrapassa a média da região com 52%. No critério leitores fluentes, Nova Venécia alcançou 23%, e a SRE, 25%. 

Para a assessora Pedagógica da Seme, é válido lembrar que os altos índices de Nova Venécia contribuem também para elevar as médias de todo estado.

“Além disso, este resultado nos proporcionou o convite para participar do Seminário Nacional de Alfabetização como município de melhor resultado no Programa Educar pra Valer, implementado aqui no final de 2021”, concluiu a pedagoga.

Segundo a secretária Municipal de Educação, estes resultados colocam Nova Venécia numa posição de destaque no Espírito Santo e no cenário brasileiro.

“Estamos colhendo os frutos do investimento em alfabetização. Queremos agradecer nosso prefeito por ter acreditado que seria possível, por ter nos apoiado nas formações e na aquisição de materiais pedagógicos complementares, alinhados ao desempenho e competência dos nossos profissionais da educação, não poderia ser de outro jeito, nossas crianças estão sendo alfabetizadas na idade certa. Todos juntos para garantir o direito que elas têm de aprender”, comemorou a gestora. (Secom/PMNV)

Leia também:

Escolas ampliam conexão à internet após a pandemia
Serra abre as inscrições para cursos profissionalizantes
Escolas particulares terão um reajuste médio de 9% em 2024
MEC quer regulamentar lei do ensino profissional com rapidez
PMV: Escola desenvolve projeto de comunicação não violenta
Novo ensino médio não está funcionando, afirmam alunos
Serra abre inscrições para curso de Aprendizagem Industrial
Prefeitura de Viana oferece vagas para curso de pós-graduação
Educação infantil recebeu no 1º semestre R$ 443,09 milhões
Aracruz se reúne com o Coletivo Famílias Pela Inclusão
Intercâmbio pedagógico explora belezas e cultura de Anchieta
Prefeitura de Aracruz promove alinhamento do Projeto Cactus

TAGS:
NOVA VENÉCIA | DESTAQUE | AVALIAÇÃO | FLUÊNCIA | LEITORA