MOTOR

Novas picapes devem marcar Salão de Detroit 2018

Mostra é a primeira grande feira automotiva do ano.

Em 15/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Salão de Detroit é a primeira grande feira automotiva do ano. Em 2018, as apresentações para a imprensa acontecem nesta segunda-feira (15), e as portas para o público abrem na próxima quarta-feira (17).

A mostra é tradicionalmente conhecida por ser voltada ao mercado americano. Até por isso, não é de se estranhar que esta edição tenha nas picapes alguns dos principais lançamentos. Os três veículos mais vendidos do país, Série F, Chevrolet Silverado e linha Ram, são do tipo. Coindicência ou não, o trio chega com mudanças em Detroit.

Enquanto a Ford aposta em uma inédita motorização diesel para a F-150, Chevrolet e Ram terão novas gerações da Silverado e da 1500. De quebra, a marca do oval azul também vai revelar a reestilização da Ranger, que volta a ser vendida por lá.

Ainda assim, os SUVs terão algum destaque. A Ford vai exibir o novo visual do Edge. A Jeep também “deu um tapa” na dianteira do Cherokee, deixando o modelo menos polêmico. Entre as marcas “estrangeiras”, a Mercedes vai revelar a nova geração do lendário Classe G.

Em outros segmentos, a Volkswagen aposta em um Jetta completamente renovado, enquanto a Hyundai lançará a nova geração do controverso Veloster.

BMW X2

O visual e algumas configurações do X2, o menor crossover da BMW, já foram revelados. Mas ele ainda não foi apresentado ao público. Isso acontecerá no Cobo Center, a casa do Salão de Detroit. O modelo já foi confirmado para o Brasil ainda neste semestre. Ele é uma espécie de "irmão" menor do X1.

Chevrolet Silverado

Como parte das comemorações do centenário da produção de picapes, a Chevrolet levará para Detroit uma nova Silverado. A marca promete mais versões, motores e transmissões. Ao todo, serão 8 versões – incluindo a já revelada Trailboss.

Ford

Ranger e F-150

A Ford caprichou na linha de picapes para o Salão. A estreia mais aguardada é a da Ranger, que volta ao mercado americano e já chega com visual renovado em relação ao modelo vendido por aqui. Já a F-150, o veículo mais vendido nos EUA há mais de 40 anos, terá pela primeira vez um motor diesel. O V6 3.0 de 250 cv é menos potente do que as versões a gasolina, mas compensa com torque maior e, de quebra, mais capacidade de carga e menos consumo de combustível.

Edge

O Edge, SUV mais vendido da Ford nos Estados Unidos ganhou novo visual. Ele também terá uma inédita versão esportiva ST. É o primeiro SUV a receber tal nível de preparação. Ele irá utilizar motor V6 biturbo de 2.7 litros e 340 cavalos. Há novos itens de segurança, como frenagem automática e sistema de manutenção de faixa.

Honda Insight

A Honda promete para o final do ano o retorno do híbrido Insight. Na nova geração, ele chega com visual bem mais amigável, e será posicionado imediatamente acima do Civic. A fabricante ainda não divulgou todas as informações técnicas, só adiantou que ele pode percorrer mais de 21 km com um litro de gasolina.

Hyundai Veloster

Faz tempo que o modelo deixou de ser vendido no Brasil. Lá fora, no entanto, o Veloster não só ainda está no mercado, como também ganhará uma nova geração. O hatch de três portas promete desenho ainda mais ousado, e motores 1.4 e 1.6 turbo. O desempenho, desta vez, promete ser condizente com o visual.

Jeep Cherokee

A Jeep promoveu a primeira atualização visual desta geração do Cherokee. O visual polêmico, marcado principalmente pelo farol dividido em duas peças, foi substituído por algo mais convencional. Por outro lado, o SUV perdeu personalidade, ficando mais parecido com o “irmão menor”, Compass. A Jeep também anunciou motorizações mais eficientes do que o V6 3.2 e o 2.4 de quatro cilindros oferecidos atualmente. O novo Cherokee chega ao Brasil este ano.

Kia Cerato

O Cerato é chamado de Forte nos Estados Unidos. Cerato ou Forte, o fato é que a marca sul-coreana vai apresentar a nova geração do sedã em Detroit. E pelas primeiras imagens liberadas pela fabricante, é possível adiantar que o modelo ficará parecido com o belo Stinger.

Mercedes-Benz Classe G

O jipão clássico da Mercedes-Benz já teve o interior revelado pela empresa alemã. Ele adotará a nova “tela gigante”, que começa no quadro de instrumentos e se estende como central multimídia, no meio do console. No entanto, o visual exterior manterá as formas básicas de décadas atrás. O Classe G é um dos carros de Detroit que virão ao Brasil – neste caso, ainda em 2018.

 

RAM 1500

A menor picape da RAM (que está longe de ser pequena) ganhará uma nova geração. A partir de flagras feitos por sites americanos, é possível ver que ela terá visual mais ousado e um interior tecnológico, com a central multimídia ocupando boa parte do console central. A picape chegou a ser confirmada pela FCA para o Brasil, no entanto, nunca foi vendida por aqui. Quem sabe nesta nova geração ela não volte aos planos da filial brasileira.

Volkswagen Jetta

A nova geração do Jetta só será revelada na apresentação da marca no Salão, mas a própria Volkswagen adiantou alguns esboços do sedã. Qualquer semelhança visual com o Arteon não é mera coincidência. O novo Jetta será mais um modelo a ser construído sobre a plataforma MQB, a mesma de Golf, Audi A3 e pelo menos uma dezena de outros carros do grupo.

(Foto: Saul Loeb / AFP)