CIDADE
Novas ruas de Vitoria/ES se preparam para receber estacionamento rotativo.
O sistema de estacionamento rotativo de Vitória vai completa um ano de operação.
Em 07/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No próximo dia 17, o sistema de estacionamento rotativo de Vitória completa um ano de operação. Durante esse período, o sistema tem cumprido seu principal objetivo: democratizar o uso das vagas de estacionamento nas vias. Com isso, chegaram pedidos de outras comunidades para receber o parquímetro.
Nesta semana, as ruas Constante Sodré e Chapot Presvot, na Praia do Canto, e as ruas Orlando Rocha e Jair de Andrade, na Vila Rubim, começaram a receber a sinalização do estacionamento rotativo. Até o final de dezembro deste ano, parquímetros estarão controlando mais 194 vagas na Praia do Canto e 150 vagas na Vila Rubim.
Entre os comerciantes que esperam ansiosos pelos parquímetrose está Luciana Lemos Lima, proprietária de uma loja de laticínios na Vila Rubim. Ela acredita que seus clientes irão gostar muito. "Hoje, todas as vagas dessa região ficam ocupadas por quem trabalha aqui perto e deixa o carro na vaga o dia inteiro. Já ouvi vários clientes dizendo que não voltariam mais para comprar aqui porque não acham vaga para estacionar e preferem ir a supermercados onde há estacionamento. Será muito bom ter vagas disponíveis para os clientes".
Elder Victor, gerente de uma loja de pesca, também já ouviu muitos clientes reclamando de não achar vagas na Vila Rubim. "Com os parquímetros, os clientes encontrarão vagas para estacionar, e isso será positivo para o comércio local".
Apoio
O presidente da Associação Comercial da Praia do Canto, Carlos Eduardo Sardemberg, explica que os comerciantes apoiaram os moradores que solicitaram a instalação de parquímetros nas ruas Constante Sodré e Chapot Presvot. "Inicialmente, essas ruas ficariam de fora do estacionamento rotativo por serem mais residenciais que comerciais. Porém, como os moradores dessas ruas estavam com dificuldade de estacionar por causa de pessoas que queriam fugir dos parquímetros, eles solicitaram o rotativo aqui, e nós apoiamos a proposta".
Mais vagas
No próximo ano, outras regiões também ganharão parquímetros. Próximo ao Parque Moscoso, 192 vagas passarão a fazer parte do sistema de estacionamento rotativo até o final de janeiro. Essas vagas estarão distribuídas nas ruas 23 de Maio, Padre José de Anchieta, Thieres Veloso e Cais de São Francisco e as avenidas República e Cleto Nunes.
Para a farmacêutica Leandra Campos Bringhentines, os parquímetros trarão mais organização para o estacionamento local. "Com certeza vai ajudar na disponibilidade de vagas para estacionar na região, o que irá favorecer o comércio, uma vez que os clientes terão mais chances de estacionar aqui".
Já a vendedora Maria Helena Pereira Gonçalves acredita que os parquímetros são uma tendência na região do Parque Moscoso. "Percebemos que onde há parquímetros há vagas sobrando, o que não acontecia antes. Por isso, acredito que, para o comerciante, o parquímetro é muito bom".
Leitão da Silva e Cidade Alta
As ruas de acesso à avenida Leitão da Silva também ganharão parquímetros. A previsão é de que, até o final de fevereiro, 500 vagas de estacionamento rotativo estejam funcionando distribuídas nas seguintes ruas: Dr. Eurico de Aguiar (1ª e 2ª quadra), Arnaldo Magalhães Filho (1ª e 2ª quadra), Olímpio Lírio (1ª e 2ª quadra), avenida Rio Branco (1ª e 2ª quadra), rua Misael Pedreira (1ª e 2ª quadra), rua Elias Tommasi Sobrinho, rua Desembargador Gilson de Mendonça (1ª quadra), rua Constante Sodré (1ª e 2ª quadra), rua Frederic Lagassa (perto da rua Eurico de Aguiar) e rua Carlos Alves.
A região da Cidade Alta tem previsão de ter 500 vagas no sistema de estacionamento rotativo até o final de fevereiro. A mesma quantidade de vagas prevista para o entorno da praça João Chrisóstomo Beleza, na Praia do Suá, com previsão de ter as 500 vagas no parquímetro até o final de março. Também existe o projeto para o bairro Bento Ferreira receber o rotativo, com cerca de 270 vagas.
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Josivaldo Andrade, essas regiões demandaram os parquímetros ao perceber os benefícios que os equipamentos trouxeram para primeiras as regiões que receberam o estacionamento rotativo: Centro, Praia do Canto e Santa Lúcia. "São menos carros estacionados e transitando nessas ruas. Por isso, nessas regiões, a maioria dos comerciantes e moradores apoia a presença dos parquímetros", afirmou.
Fonte:PMV