EDUCAÇÃO
Novidades na volta às aulas em 135 escolas de Serra
A Secretaria Municipal de Educação já adiantou algumas das novidades.
Em 05/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Mais de sete mil profissionais da Educação estarão a postos nas 135 unidades escolares de Serra para receber os alunos na volta às aulas 2018 na próxima segunda-feira, dia 5, com muitas novidades.
A Secretaria Municipal de Educação já adiantou algumas das novidades que os estudantes vão ter acesso durante 2018:
- Os alunos da rede pública de ensino da Serra vão receber uniformes gratuitamente em 2018 . Ao todo, estão sendo preparados 75 mil kits com bermudas, camisas de manga e camisas sem manga.
- O número de escolas envolvidas no Programa Valores Humanos vai dobrar neste ano, de 20 escolas (2017) para 40 (2018).
- Será distribuída cartilha étnico-racial nas escolas da rede municipal de ensino.
- As hortas educativas agroecológicas nas escolas serão ampliadas (Educação Ambiental).
- A Sedu aderiu ao programa Mais Alfabetização, do Governo Federal, que visa fortalecer a aprendizagem dos alunos do 1º e 2 º ano das Emefs.
De acordo com a secretária de Educação em exercício, Nelci Gazzoni, todo o processo de organização para o ano letivo de 2018 foi cumprido, como: elaboração dos cardápios das merendas, contratação de professores, estagiários, cuidadores e outros.
A subsecretária pedagógica da Sedu, Lêda Calente, também comentou sobre a importância de os alunos começarem o ano letivo no tempo certo. “Aqueles pais ou responsáveis pelas crianças que ainda não realizaram as matrículas escolares devem se apressar. Esse início de ano é muito importante para as crianças se ambientarem com o novo espaço e colegas de turma, conhecerem a metodologia que será aplicada durante o ano e participarem das atividades de acolhida dos alunos”, explicou.
Matrícula
Para efetuar a matrícula, os pais devem procurar as unidades de ensino mais próximas de casa, levando consigo os seguintes documentos: certidão de nascimento (cópia e original); e comprovante de residência (cópia e original) - que pode ser o carnê de IPTU, preferencialmente, ou fatura de energia elétrica, de água, telefone, contrato de locação ou outro documento que comprove o endereço residencial.
Também é preciso apresentar cartão de vacina da criança (cópia e original); CPF do responsável (cópia e original); cartão do Bolsa Família, se for cadastrado (cópia e original); e ficha de transferência, em caso da criança vinda de outro Centro de Educação Infantil.
Nos Cmeis os cadastros estão abertos durante todo o ano. Lembrando que para as crianças de 4 e 5 anos há vagas sobrando nas creches da Serra. Confira a tabela anexa.
Os pais ou responsáveis que não encontrarem vaga na Emef mais próxima de sua residência podem ficar tranquilos. A própria escola encaminhará os dados da criança à Secretaria de Educação para que seja localizada uma vaga em outra unidade de ensino (municipal ou estadual).
(Foto: Jansen Lube/Secom-PMS)