TEMAS GERAIS
Novo sistema da Defesa Civil agiliza socorro em casos de desastres.
Sistema permite troca de informações em tempo real, com base em fontes oficiais.
Em 22/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A nova versão do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) já está disponível para todos os gestores da Defesa Civil, sejam eles do governo federal, governos estaduais ou prefeituras. Com novas funcionalidades, a burocracia será reduzida, o que irá facilitar o acesso de cidades afetadas às ações de apoio do governo federal em caso de desastres no Brasil, como enchentes.
Uma cidade atingida por um desastre natural deve comunicar o fato formalmente à Defesa Civil estadual. O governo do Estado, por sua vez, precisa tornar oficial um pedido de situação de emergência ou calamidade, por exemplo, para recebimento de recursos federais.
Responsável pelo registro e acompanhamento dos processos de reconhecimento federal, o S2ID permite a troca de informações sobre ocorrências de desastres, em tempo real, com base em fontes oficiais.
Com as novas funções, de acordo com informações do Ministério da Integração Nacional, Estados e municípios podem, por exemplo, acompanhar o andamento desses processos e compartilhar mapas e imagens, o que facilita a tomada de decisões em casos emergenciais.
"O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres tornou o processo de reconhecimento mais rápido, deu transparência à gestão e possibilitou a identificação das reais necessidades de cada região afetada", explica o secretário nacional de Proteção de Defesa Civil, Adriano Pereira. "Além disso, as melhorias fortalecem o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindpec) e amplia a comunicação entre o governo federal, estados e municípios", completa o gestor.
Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Integração Nacional