TEMAS GERAIS
Número de empreendedores que geram emprego cresce entre as mulheres.
Visando prestigiar a data o Sebrae ES abrirá as inscrições para Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no dia 8 de março.
Em 02/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com a aproximação do Dia Internacional da Mulher, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) divulga pesquisa que aponta o crescimento das mulheres empregadoras no estado. Segundo dados do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, elaborado em parceria com o Dieese, o número de mulheres empregadoras cresceu 11%, enquanto entre os homens, o número reduziu em 9%, entre o período de 2002 a 2012.
Segundo o estudo, as mulheres correspondem a 30% do total de donos de empresas capixabas, número parecido com a média nacional, que é de 31%.
Para o superintendente do Sebrae no Espírito Santo, José Eugênio Vieira, as mulheres têm se destacado cada vez mais no mundo do empreendedorismo. “A participação das mulheres no mercado de trabalho é uma realidade. Além de ter seu próprio negócio, elas contribuem para a economia gerando emprego e renda”, afirma.
Segundo José Eugênio, os números relativos às mulheres não surpreende. “As mulheres possuem diversas qualidades que são muito importantes no empreendedorismo. Elas são sensíveis, na maioria das vezes lidam melhor com situações delicadas que os homens; são organizadas; conseguem realizar diversas funções ao mesmo tempo; além de serem, em sua maioria, comunicativas e observadoras”, salienta o superintendente.
Escolaridade
Segundo a publicação Os Donos dos Negócios no Brasil, as mulheres empreendedoras possuem maior escolaridade, comparando-se aos homens. O estudo aponta que 58% das mulheres possuem mais que o Ensino Fundamental Completo, enquanto entre os homens, o resultado é de 35%.
De acordo ainda com a pesquisa, as mulheres estão mais concentradas nos setores de comércio e serviços, com 33% do total de empreendedoras em cada. Já entre os homens, a participação nos setores de comércio e serviços representa 20% e 16% do total de empreendedores, respectivamente.
A publicação foi elaborada pelo Sebrae, com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2011) do IBGE.
Inscrições
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, o Sebrae abre neste dia as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Este é um reconhecimento estadual e nacional às empreendedoras que transformam seus sonhos em realidade, cujas trajetórias são exemplos para tantas outras mulheres.
A gestora estadual do Prêmio, Marceliy Bridi, ressalta a importância da premiação. De acordo com ela, essas empreendedoras têm o papel fundamental de servir como modelo e motivação para a sociedade. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma ponte para essas empresárias. É uma forma de reconhecimento para que elas possam servir de exemplo e inspiração para impulsionar o empreendedorismo capixaba”, destacou.
Fonte: Sebrae/ES