CIDADE

Número de empresas abertas em Vila Velha aumenta 173%

A Administração Municipal conseguiu um feito histórico no desenvolvimento econômico.

Em 17/05/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Thiago/PMVV

No biênio 2017/18, foram abertas 13.274 novas empresas na cidade, enquanto que em 2021/22, este número saltou para 36.355 no total.

Em comparação com a gestão anterior, a atual Administração Municipal de Vila Velha conseguiu um feito histórico na área de desenvolvimento econômico: um aumento de 173% no número de empresas abertas no município apenas no período de dois anos. No biênio 2017/18, foram abertas 13.274 novas empresas na cidade, enquanto que em 2021/22, este número saltou para 36.355 no total: um avanço emblemático que vem se revertendo em geração de empregos, renda e tributos para Vila Velha, capital histórica do Espírito Santo que no próximo dia 23 de maio completa 488 anos.

“Este resultado vem de uma grande somatória de esforços e de um trabalho integrado realizado com esmero por várias secretarias municipais, com base na simplificação de procedimentos, na desburocratização e na melhoria do ambiente de negócios. Tudo isso – somado às vantagens e avanços consolidados pelo Decreto de Liberdade Econômica – vem aumentando a segurança jurídica, administrativa e política de quem quer empreender e investir em Vila Velha. Não é por acaso que por dois anos seguidos, nossa cidade é a que mais gera empregos no Espírito Santo”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.

E o prefeito completou:

“A meta agora é continuar obtendo bons resultados para o conjunto da nossa sociedade e melhor qualidade de vida para a população, por meio de uma gestão profissional norteada por indicadores, conduzida pelo diálogo, efetivada por políticas construtivas e fortalecida pela aproximação da municipalidade com a cadeia produtiva. Graças a este conjunto virtuoso de fatores, os resultados estão aparecendo e a cidade já conta com um total de 10.531 empresas regularmente instaladas e em funcionamento, além de 57.737 Microempreendimentos Individuais (MEIs) formalizados”, comemorou. 

Desburocratização

Já para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, chama a atenção para a importância do que vem fazendo a Comissão Técnica de Desburocratização instituída pela PMVV:

“Esta comissão tem promovido grandes conquistas para a cidade. Isso vem mobilizando a classe empresarial a unir forças com a Prefeitura, em prol da implementação de políticas públicas centradas no desenvolvimento econômico e social, e também na integração institucional entre o município, o setor privado e os governos Estadual e Federal”, comentou. 

E Everaldo prosseguiu:

“Graças à modernização da máquina administrativa e da simplificação das normas que regem as atividades econômicas, Vila Velha hoje é a única cidade capixaba aonde o empreendedor consegue abrir uma nova empresa e obter o alvará de funcionamento no intervalo de apenas nove horas, enquanto a média nacional é de 23 horas. Também temos um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico atuante e proativo, que está em constante diálogo com as lideranças dos setores produtivos”, afiançou. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Moradores de Anchieta recebem uma quadra reformada
Guarda Municipal aborda 135 condutores no Centro de Vitória
Procon Serra promove Blitz em comemoração aos 22 anos
> ​Construção civil busca mão de obra em VV para serviços
Desfile cívico-militar de Vila Velha vai contar com mil alunos
Serra: Comunidade de São Marcos II vibra com novo Cmei
Anchieta entrega nesta segunda (15) quadra reformada
Vila Velha realiza leilão de bens inservíveis no próximo mês
Mais de 400 famílias recebem o cartões Vix + Cidadania
Vila Velha entrega Selo Susaf à agroindústria do município
Prefeitura de Vitória faz homenagem às mães com música e dança

TAGS:
EMPRESAS | VILA VELHA | AUMENTO | ABERTURA | DESENVOLVIMENTO