SAÚDE

Número de médicos deve dobrar até 2033; mulheres serão maioria

O "Saúde em Fórum" aconteceu no último dia 04, em Vitória, reunindo CEOS da área de Saúde.

Em 09/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/Divulgação

Especialistas em Saúde mostraram que a competitividade e a produtividade com base em pesquisa são tendência de crescimento e são observadas no setor de saúde privada no Espírito Santo.

No último dia 04, o Centro de Convenções de Vitória recebeu a primeira etapa do “Saúde em Fórum”. O evento reuniu CEOs e investidores da área da saúde, além de representantes do Senac, Sebrae, Deloitte, Unidas, Hugb, Harvard e da Secretaria de Estado da Saúde.

>> ATENÇÃO: Siga o Portal CORREIO CAPIXABA no Instgram e concorra a um PAR  de ingressos para a "Feijoada VIP do Stéffen Eventos". Corre!!!

A palestra Saúde em números: dados das micro e pequenas empresas da área da saúde do Espírito Santo, ministrada pela Christiane Barbosa e Castro, gerente da Unidade de Competitividade e Produtividade do Sebrae/ES, foi a que abriu o evento. 

>> Câncer de colo de útero: brasileiras fazem rastreamento
>> Anvisa interdita cosméticos usados como injetáveis

Durante a palestra, Christiane mostrou que o número de médicos que atendem no Brasil deve praticamente dobrar em 10 anos e chegar a mais de 815,5 mil em 2030. Mesmo assim, podem faltar médicos especialistas.

Em sua pesquisa, Christiane Barbosa mostrou que a relação médico/habitante no Brasil aumentará de 1,90 para 3,63 entre 2010 e 2030, um crescimento de quase 100%. Além disso, os estudos indicam que as mulheres serão maioria a partir do ano de 2024 com entrada mais frequente no mercado de trabalho. 

“A educação é um recurso que tem o potencial de ampliar os atendimentos e gerar a redução de custos para sociedade. O Senac-ES atua para oferecer mais cursos e formações nessa área com o propósito de melhorar a qualidade do atendimento da população. Em breve, receberemos uma nova Unidade Móvel de Saúde para contribuir com a capilaridade da instituição e levar a força da nossa educação para todos os cantos do Estado”, ressaltou o diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel

Tendências 

Especialistas em Saúde mostraram que a competitividade e a produtividade com base em pesquisa são tendência de crescimento e são observadas no setor de saúde privada no Espírito Santo.

O número de micros e pequenas empresas no segmento saltou de 5.533, em 2017, para 9.992 no ano passado. A tendência de crescimento, segundo os especialistas, ocorre possivelmente como um reflexo da pandemia da Covid-19.

“É um evento que reuniu toda a cadeia produtiva de saúde do Espírito Santo, do Brasil e até mesmo de fora, mostrando todos os dados relevantes e precisos da área. Além disso, o Saúde em Fórum teve como propósito, conectar e promover o networking com quem produz, contrata, forma, fornece, inova e investe no setor de saúde no Espírito Santo”, destacou a idealizadora do projeto, Alice Sarcinelli. (Por Luiza Medina/AsImp)

Leia também:

Câncer de colo de útero: brasileiras fazem rastreamento
Hospitais estaduais recebem Selo de Segurança do Paciente
> Anvisa interdita cosméticos usados como injetáveis
> "Saúde mais perto de você” estreou com 2 mil atendimentos
Reajustes de planos de saúde coletivos quase dobraram
Casa Rosa e UBS orientam sobre aleitamento materno
Lula autoriza ozonioterapia como tratamento complementar
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (7)
Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
Marataízes leva realização de exames para US de Jacarandá
Campinas confirma mais duas mortes por febre maculosa
Anvisa aprova novas regras para os rótulos dos remédios
Guarapari oferece exame preventivo de colo de útero nas US

TAGS:
VITÓRIA | SAÚDE | FÓRUM | PRODUZ | ETAPA | ALICE SARCINELLI