SAÚDE
Número de médicos deve dobrar até 2033; mulheres serão maioria
O "Saúde em Fórum" aconteceu no último dia 04, em Vitória, reunindo CEOS da área de Saúde.
Em 09/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Especialistas em Saúde mostraram que a competitividade e a produtividade com base em pesquisa são tendência de crescimento e são observadas no setor de saúde privada no Espírito Santo.
No último dia 04, o Centro de Convenções de Vitória recebeu a primeira etapa do “Saúde em Fórum”. O evento reuniu CEOs e investidores da área da saúde, além de representantes do Senac, Sebrae, Deloitte, Unidas, Hugb, Harvard e da Secretaria de Estado da Saúde.
>> ATENÇÃO: Siga o Portal CORREIO CAPIXABA no Instgram e concorra a um PAR de ingressos para a "Feijoada VIP do Stéffen Eventos". Corre!!!
A palestra Saúde em números: dados das micro e pequenas empresas da área da saúde do Espírito Santo, ministrada pela Christiane Barbosa e Castro, gerente da Unidade de Competitividade e Produtividade do Sebrae/ES, foi a que abriu o evento.
>> Câncer de colo de útero: brasileiras fazem rastreamento
>> Anvisa interdita cosméticos usados como injetáveis
Durante a palestra, Christiane mostrou que o número de médicos que atendem no Brasil deve praticamente dobrar em 10 anos e chegar a mais de 815,5 mil em 2030. Mesmo assim, podem faltar médicos especialistas.
Em sua pesquisa, Christiane Barbosa mostrou que a relação médico/habitante no Brasil aumentará de 1,90 para 3,63 entre 2010 e 2030, um crescimento de quase 100%. Além disso, os estudos indicam que as mulheres serão maioria a partir do ano de 2024 com entrada mais frequente no mercado de trabalho.
“A educação é um recurso que tem o potencial de ampliar os atendimentos e gerar a redução de custos para sociedade. O Senac-ES atua para oferecer mais cursos e formações nessa área com o propósito de melhorar a qualidade do atendimento da população. Em breve, receberemos uma nova Unidade Móvel de Saúde para contribuir com a capilaridade da instituição e levar a força da nossa educação para todos os cantos do Estado”, ressaltou o diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel
Tendências
Especialistas em Saúde mostraram que a competitividade e a produtividade com base em pesquisa são tendência de crescimento e são observadas no setor de saúde privada no Espírito Santo.
O número de micros e pequenas empresas no segmento saltou de 5.533, em 2017, para 9.992 no ano passado. A tendência de crescimento, segundo os especialistas, ocorre possivelmente como um reflexo da pandemia da Covid-19.
“É um evento que reuniu toda a cadeia produtiva de saúde do Espírito Santo, do Brasil e até mesmo de fora, mostrando todos os dados relevantes e precisos da área. Além disso, o Saúde em Fórum teve como propósito, conectar e promover o networking com quem produz, contrata, forma, fornece, inova e investe no setor de saúde no Espírito Santo”, destacou a idealizadora do projeto, Alice Sarcinelli. (Por Luiza Medina/AsImp)
Leia também:
> Câncer de colo de útero: brasileiras fazem rastreamento
> Hospitais estaduais recebem Selo de Segurança do Paciente
> Anvisa interdita cosméticos usados como injetáveis
> "Saúde mais perto de você” estreou com 2 mil atendimentos
> Reajustes de planos de saúde coletivos quase dobraram
> Casa Rosa e UBS orientam sobre aleitamento materno
> Lula autoriza ozonioterapia como tratamento complementar
> Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (7)
> Vacinação sem agendamento neste final de semana na Serra
> Marataízes leva realização de exames para US de Jacarandá
> Campinas confirma mais duas mortes por febre maculosa
> Anvisa aprova novas regras para os rótulos dos remédios
> Guarapari oferece exame preventivo de colo de útero nas US
TAGS: VITÓRIA | SAÚDE | FÓRUM | PRODUZ | ETAPA | ALICE SARCINELLI