SAÚDE
Número de transplantes de órgãos cai 6% no Espírito Santo.
São 979 pessoas na lista de espera por um transplante.
Em 05/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O número de transplantes de órgãos caiu no Espírito Santo no primeiro semestre deste ano. Em comparação com o mesmo período no ano passado, a quantidade sofreu uma queda de 6% no estado.
São 979 pessoas na lista de espera por um transplante, sendo que 834 aguardam por um rim. Essa era a situação do aposentado Luberly Antônio Garcia, que aos 69 anos, após uma cirurgia cardíaca, passou por um transplante de rins.
O aposentado esperou por um ano e meio até encontrar um doador compatível e destaca o quanto o transplante transformou sua vida. "Foi muito importante pra mim, hoje eu estou com uma qualidade de vida bem melhor. Estou vivendo uma vida normal", conta.
Segundo o médico João Siqueira Neto, responsável pela Central de Transplantes muitas pessoas ainda não aceitam doar órgãos de seus familiares no estado. "Vamos esclarecer as dúvidas da população, mostrar os benefícios da doação pra tentar reverter esse quadro".
O médico também fala sobre o papel dos profissionais de saúde na identificação dos possíveis doadores. "Quanto mais rápida for essa identificação e mais precisa, maior é o número de doadores e melhores são os resultados desse transplante", esclarece.
Para reverter esse quadro, o estado também precisa de mais doações. Por isso, é fundamental expressar o desejo de ser doador de órgãos para a família.
"Tem muita gente sofrendo, tem muita gente necessitando de viver novamente. Igual o meu caso", completa Luberly, emocionado.
Fonte: G1-ES