NUTRIÇÃO
Nutricionista fala sobre dieta Detox pós fim de ano e seus riscos
Esclarece indicações e riscos de fazer o famoso Detox depois da virada.
Em 14/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As comemorações de fim de ano já passaram e agora começa a correria para eliminar tudo o que se comeu durante as ceias. É nesse período “pós-festança” que a dieta Detox entra em ação, aumentando o aporte de nutrientes e ajudando o corpo a eliminar toxinas. Segundo Cintya Bassi, nutricionista, essa alimentação é recomendada após períodos de consumo exagerado de comidas gordurosas, industrializadas, muito açucaradas e que contêm grandes quantidades de sal e substâncias químicas.
Somados a esses excessos, fatores como cigarro, estresse e poluição acabam contribuindo com a piora da saúde nessa época do ano. Cintya indica os malefícios que podem ser decorrentes disso:
-
Diarreia ou constipação
-
Gosto amargo na boca
-
Dores de cabeça
-
Baixa resistência imunológica
-
Inchaço
-
Alergia
-
Insônia
-
Ansiedade
-
Indisposição
Mas, o que está incluso em uma dieta Detox? De acordo com a nutricionista, frutas, verduras, legumes, peixes, ervas e chás são essenciais para reequilibrar a saúde do corpo, dando sempre preferência a produtos orgânicos e à ingestão de bastante água ao longo do dia. Confira alguns alimentos que podem ser usados:
Divulgação/Estudo Prático
-
Abacaxi – auxilia na eliminação de impurezas,
-
Gengibre – melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e combate a constipação intestinal,
-
Berinjela – tem ação digestiva e laxante,
-
Couve – estimula a produção de enzimas que ajudam na eliminação de toxinas e é fonte de vitamina B,
-
Limão, laranja, kiwi e acerola – possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade,
-
Hibisco, chá verde – fonte de antioxidantes.
E ainda temos as fibras, que ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue e podem ser encontradas em biscoitos, arroz e pães integrais, aveia, açúcar mascavo, linhaça e cereais em geral. Os benefícios das receitas Detox à saúde incluem a melhora do sistema imunológico, do funcionamento intestinal e do metabolismo, além da diminuição da retenção de líquido, do estresse e das dores de cabeça.
Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE
No entanto, a nutricionista avisa que nutrientes essenciais presentes na carne e no leite não podem ficar muito tempo fora da dieta, sem a substituição adequada. “A ausência deles pode acarretar em diminuição no fornecimento de energia para as atividades diárias, perda muscular e carência de vitaminas e minerais. Por isso, a dieta Detox tem que ser bem planejada e orientada. Diabéticos, gestantes e lactantes não devem segui-la”, alerta.