SAÚDE
O papel do profissional pedagogo no tratamento da microcefalia.
A principal área de atuação do pedagogo é assegurar seu desenvolvimento funcional.
Em 19/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A microcefalia é uma condição neurológica rara e, por isso, muitas pessoas desconhecem que seu tratamento deve envolver um grupo multidisciplinar, com destaque para o papel do professor em sala de aula, que é decisivo na adaptação da criança.
A principal área de atuação do pedagogo para crianças com microcefalia é assegurar seu desenvolvimento funcional, em sala de aula ou salas de apoio. "O profissional deverá atuar em atividades de reconhecimento corporal, buscando um equilíbrio com o meio e explorando ao máximo as suas capacidades motoras”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Guarapari, professora Sandra Raimundo.
Com os movimentos propostos nas atividades lúdicas, a criança perceberá a ação do seu corpo por meio da ação da mente, o que o incentiva a desenvolver suas capacidades. “O professor tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, desenvolvendo as aptidões e habilidades necessárias para a integração das crianças com microcefalia”, conclui a professora.
Além do trabalho com crianças, o profissional é responsável por garantir e melhorar a educação, em diversos segmentos. Nesta sexta-feira, 20 de maio, comemora-se o Dia do Pedagogo.
S2 Publicom