CIDADE
Obra de macrodrenagem marca agenda de investimentos
Viana e Governo realizaram agenda voltada a diferentes áreas estratégicas do município
Em 26/06/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Victor Andrade/Divulgação/Prefeitura de Viana
Com investimento de quase R$40 milhões, a obra solucionará de forma definitiva um dos principais gargalos de drenagem do município.
A Prefeitura de Viana e o Governo do Estado realizaram, nesta quarta-feira (24), uma agenda voltada a diferentes áreas estratégicas do município, com o início da maior obra de macrodrenagem da história da cidade, a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Simião Cândido Pereira e a oficialização do 17º Batalhão da Polícia Militar. As ações somam investimentos superiores a R$44 milhões e buscam ampliar a infraestrutura urbana, a oferta de vagas na educação infantil e a estrutura da segurança pública.
O principal destaque da programação foi o início da obra de macrodrenagem na entrada de Marcílio de Noronha, uma intervenção aguardada há anos por moradores, comerciantes e motoristas que enfrentam constantes transtornos causados pelos alagamentos nos quilômetros 297 e 298 da BR-101, na entrada do bairro Marcílio de Noronha.
Com investimento de quase R$40 milhões, a obra solucionará de forma definitiva um dos principais gargalos de drenagem do município. Para executar a intervenção sem comprometer o trânsito em um dos mais importantes corredores logísticos do Espírito Santo, será utilizada uma tecnologia ainda pouco empregada na região, o método construtivo conhecido como “tunnel liner”. A técnica consiste em escavações subterrâneas guiadas, com a instalação progressiva de anéis metálicos, permitindo que a construção aconteça abaixo do solo, reduzindo impactos sobre a circulação de veículos.
"A Capital Estadual da Logística precisava de uma solução definitiva para um problema que, durante anos, prejudicou a mobilidade das pessoas e impactou o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Com essa obra, garantimos mais segurança, melhor acesso à entrada do município e mais confiança para quem investe, gera empregos e contribui para o crescimento de Viana”, declarou o prefeito Wanderson Bueno.
O projeto prevê a implantação de dois túneis paralelos com 2,20 metros de diâmetro e aproximadamente um quilômetro de extensão cada. As estruturas vão ligar a Avenida Espírito Santo ao Rio Formate, na divisa entre Viana e Cariacica, ampliando a capacidade de escoamento das águas pluviais e diminuindo significativamente os riscos de inundação na região.
A nova estrutura foi projetada para corrigir problemas agravados por intervenções viárias realizadas no passado, que deixaram a rede de drenagem insuficiente para suportar o volume das chuvas. O resultado foi a formação de pontos recorrentes de acúmulo de água nas vias marginais, afetando a mobilidade e a atividade econômica local. A expectativa é que, com a obra concluída, o sistema passe a suportar eventos climáticos mais severos e reduza os prejuízos enfrentados pela população. A execução ficará a cargo do Consórcio MND Viana, com prazo de conclusão estimado em 20 meses.
Educação ganha nova unidade em Marcílio de Noronha II
Ainda durante a agenda, o município entregou o CMEI Simião Cândido Pereira, em Marcílio de Noronha II. Construída em uma área total de 838 metros quadrados, a unidade tem capacidade para atender até 300 crianças em dois turnos.
O investimento na construção foi de R$3.781.593,76. A estrutura conta com oito salas de aula, recepção com controle de acesso à área pedagógica, cozinha integrada ao refeitório, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, além de sala para professores, direção e playground.
O prefeito Wanderson Bueno relembrou que a construção do CMEI surgiu das demandas apresentadas pela comunidade durante as audiências do Orçamento Participativo.
“Ver esse sonho da comunidade se tornar realidade é a certeza de que estamos construindo Viana junto com as pessoas que vivem aqui. Nosso trabalho tem sido olhar para todas as regiões da cidade, ouvindo todos e transformando demandas históricas em investimentos concretos. É assim que estamos construindo uma cidade que cresce cada dia mais", afirmou Bueno.
As atividades escolares terão início em 19 de julho. Neste primeiro momento, a unidade receberá alunos transferidos do CMEI Calypio Siqueira Rocha e da EMEF Washington Martins Filho, conforme planejamento da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A abertura de novas vagas será avaliada conforme a demanda, com prioridade para famílias residentes na região da Grande Marcílio, que engloba os bairros Marcílio de Noronha, Industrial e Primavera.
Para Alessandra Pereira de Castro, mãe do pequeno João, o primeiro aluno matriculado na unidade, a inauguração do CMEI representa mais tranquilidade para as famílias da região.
"Estou muito feliz por ver meu filho iniciar sua trajetória escolar em um espaço tão bem estruturado. Ter uma unidade próxima de casa já era algo importante para nossa família, mas a qualidade do CMEI superou todas as minhas expectativas".
A unidade homenageia Simião Cândido Pereira, figura conhecida e respeitada na comunidade. Natural de Minas Gerais, mas vianense de coração, ele dedicou a vida ao trabalho no campo e à criação dos doze filhos ao lado da esposa, Levinia Martins Pereira. Morador de Marcílio de Noronha, acreditava na educação como ferramenta de transformação social e construiu uma trajetória marcada pela simplicidade, dedicação à família e respeito à comunidade. Falecido em 2012, deixou um legado que permanece vivo entre familiares, amigos e moradores da região.
Filho do Sr. Simião, Luiz Carlos Cândido Pereira disse que a homenagem eterniza a memória do pai e valoriza sua contribuição para a comunidade.
"Essa homenagem representa um reconhecimento à trajetória do meu pai e aos valores que ele sempre cultivou ao longo da vida. Ficamos felizes em ver seu nome associado a um espaço dedicado à educação e ao futuro das novas gerações" .
Já o neto, Eraldo de Abreu Pereira, comentou a emoção de ver o nome do avô associado a uma escola na comunidade onde cresceu.
"Fui criado em Marcílio de Noronha e acompanhei de perto o desenvolvimento da região ao longo dos anos. Ver uma escola moderna sendo entregue para atender tantas crianças é algo muito significativo, e ter o nome do meu avô ligado a essa conquista torna esse momento ainda mais especial".
Segurança pública recebe reforço estrutural
Encerrando a programação, foi oficializada a instalação do 17º Batalhão da Polícia Militar, que passa a substituir a antiga 11ª Companhia Independente. A solenidade também marcou a entrega das melhorias realizadas na sede da unidade.
As intervenções receberam investimento superior a R$ 1,1 milhão e incluíram pintura e adequação da fachada, recapeamento asfáltico, substituição de meios-fios, regularização de calçadas, implantação de nova sinalização viária, comunicação visual e pavimentação com blocos intertravados em áreas de convivência. Além das melhorias externas, a sede passou por uma reforma completa, com modernização das instalações, readequação dos espaços administrativos, operacionais e de apoio, além da implantação de recursos voltados à acessibilidade.
Segundo o prefeito Wanderson Bueno, a segurança pública é construída com parceria e compromisso.
“Ficamos felizes em contribuir para a melhoria da infraestrutura do batalhão, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais militares que atuam diariamente na proteção da nossa população. Seguiremos avançando, conquistando novos investimentos e construindo uma Viana cada vez melhor para todos ", completou Bueno.
"A implantação do 17º Batalhão representa um marco importante para a segurança pública em Viana. O crescimento do município exigia o fortalecimento da nossa estrutura, e essa conquista foi possível graças ao esforço conjunto entre o Governo do Estado, a Polícia Militar e a Prefeitura. Além disso, vamos continuar ampliando nossa presença na cidade, com companhias da Polícia Militar em Viana Sede, Nova Bethânia e Marcílio de Noronha, fortalecendo o atendimento em todas as regiões do município. Seguiremos trabalhando para ampliar a proteção da população e levar mais segurança a todos os capixabas”, destacou o comandante-geral da PMES, coronel Ríodo Rubim.
A transformação da companhia em batalhão amplia a capacidade operacional da Polícia Militar em uma área estratégica para a logística capixaba, devido à intensa movimentação de pessoas e cargas nas BRs 101 e 262. A nova estrutura fortalece o planejamento das ações policiais, amplia a capacidade de resposta às ocorrências e reforça a integração das estratégias de segurança pública com os municípios da Grande Vitória.
"É muito gratificante ver, em uma única agenda, tantas entregas e investimentos acontecendo em Viana. Isso é resultado de planejamento, trabalho sério e da cooperação entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Quando unimos esforços, conseguimos transformar projetos em realizações que melhoram a vida das pessoas e impulsionam o desenvolvimento do município”, finalizou o governador Ricardo Ferraço. (Secom/PMViana)
Leia também:
> Nova Rodoviária de Linhares recebe instalação da cobertura
> Ordens de serviço dão largada a obras em Santa Júlia e Jucu
> Av Expedito Garcia será revitalizada e receberá ciclovias
> Linhares vai receber obras históricas de macrodrenagem
Redes Sociais:
Site | Instagram | Linkedin | Facebook | Youtube | App | RádiosNet













