CIDADE

Obras da ciclovia de Camburi seguem em ritimo acelerado.

O contrato prevê que a obra seja finalizada em dezembro.

Em 06/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Falta muito pouco para que um antigo desejo de ciclistas e pedestres que transitam entre a Praça dos Namorados e a orla de Camburi seja concretizado. A Prefeitura de Vitória concluirá nas próximas semanas a construção dos 650 metros da ciclovia que vai ligar os locais.

O contrato prevê que a obra seja finalizada em dezembro. Apesar de o trecho ser pequeno, a obra envolve etapas complexas, como a construção de um muro de arrimo (contenção) próximo ao canal, para aumentar a largura do calçadão da ponte de Camburi.

Nestas quinta (6) e sexta (7), o trecho de calçada na esquina da avenida Saturnino de Brito com a rua João da Cruz, na Praia do Canto, será concretado.

Placas

Sobre a ponte de Camburi, as placas de concreto que formam o piso da ciclovia e passarela serão reposicionadas. Também falta fazer a instalação do guarda-corpo externo.

No ponto de ônibus que fica na altura da Alameda Ponta Formosa, os abrigos ainda serão instalados. Em frente ao posto de combustíveis que funciona na região, ainda serão instaladas as placas de granilite, assim como no canteiro na altura da Praça dos Namorados.

Ao final da obra, o trajeto terá uma calçada com 1,30 metro de largura, uma ciclovia de 2,50 metros de largura e um canteiro com 80 centímetros de largura. O canteiro tem como finalidade criar uma barreira entre a ciclovia e as faixas de rolamento de veículos, garantindo a segurança dos ciclistas.

Iluminação

Na região entre o píer de Iemanjá e a Praça dos Namorados, 19 postes de concreto com lâmpadas de vapor de sódio estão sendo substituídos por postes de aço com lâmpadas brancas de vapor metálico.

A nova iluminação trará mais nitidez tanto para ciclistas quanto para os motoristas que trafegam pelo local. Essa região também está ganhando postes com luminárias novas. Serão mais 49 postes novos, de alturas variáveis entre 4, 6 e 9 metros. Ao todo, esse trecho receberá 68 novos equipamentos nas calçadas e no canteiro central. A fiação ficará por baixo do piso e será protegida com concreto.

Integração

A interligação permitirá que o ciclista transite do Hortomercado, na Enseada do Suá, até o bairro de Jardim Camburi usando somente ciclovias. Atualmente, nos horários de maior concentração, até 200 ciclistas por hora dividem as calçadas e a ponte de Camburi com os pedestres. A obra é mais uma intervenção do plano de ampliação e interligação da malha cicloviária da capital.