CIDADE

Obras da nova sede da Emef Ronaldo Soares está avançando

Obra de construção da nova sede da Escola está a todo vapor e com cronograma adiantado

Em 26/01/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O investimento é de R$ 16.822.000, dentro de uma previsão de 24 meses de intervenções.

Educação de qualidade e com a garantia de espaços acolhedores adequados às necessidades dos estudantes. Assim é em Vitória. Por isso, a obra de construção da nova sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares está a todo vapor e com o cronograma de execução adiantado. O andamento dos trabalhos foi conferido de perto por uma equipe da PMV acompanhada de autoridades de Vitória, na manhã desta sexta-feira (26).

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, visitou o local acompanhado pela secretária de Educação, Juliana Rohsner; pelo secretário de Obras, Gustavo Perim; e pelo deputado estadual Denninho Silva, além de lideranças comunitárias e outras autoridades.

>> Linhares aumenta em mais de 100% número de cirurgias

"Eu estive aqui diversas vezes e ainda me lembro do dia em que estivemos aqui para dar a ordem de serviço, e vi que a comunidade se questionava se realmente a construção da nova sede aconteceria, pois era muitos anos de espera e promessas. Por isso, estar aqui com vocês hoje representa a realização de um sonho para todos nós, uma obra com cronograma adiantado, que se tornará um prédio escolar moderno e que será referência não só na nossa cidade, mas em todo o Brasil. Tenho certeza que este novo espaço trará mais dignidade, mais esperança, mais carinho e amor para toda a comunidade escolar", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A construção da unidade de ensino visa a atender a demanda de estudantes na faixa etária para o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, principalmente no bairro Resistência e arredores, conforme previsto no Plano Municipal de Educação. Para a secretária de Educação, Juliana Rohsner, a nova sede da Emef Ronaldo Soares vai potencializar ainda mais o trabalho pedagógico realizado na unidade de ensino, com uma estrutura física digna, trazendo mais conforto e segurança para os estudantes e também para os profissionais da educação. 

"A inauguração da nova sede representa um marco significativo, promovendo o acesso à educação de qualidade, com um prédio escolar que vai contar com instalações modernas e adequadas e tudo o que essa comunidade merece. Será um ambiente propício para um trabalho pedagógico ainda mais potente e efetivo. Agradeço ao prefeito, ao secretário Gustavo, e também a comunidade. Estamos aqui hoje graças a uma união de esforços", ressaltou a secretária.

Com a ampliação da capacidade de vagas e atendimento em tempo integral, o projeto prevê a construção de 12 salas de aula, salas para direção, coordenação, áreas de recreação, auditório e biblioteca, duas quadras, entre outros, em 4.500 metros quadrados de área construída para atender 340 estudantes em tempo integral. O investimento é de R$ 16.822.000, dentro de uma previsão de 24 meses de intervenções.

"Estamos com um cronograma avançado e a previsão é de que até o mês de março vamos finalizar toda a fase inicial de estrutura e concretagem, para então avançarmos de acordo com o cronograma estabelecido. Estamos unindo esforços e acompanhando os trabalhos de perto, para que a obra continue em ritmo acelerado", disse o secretário de Obras, Gustavo Perim. 

Realização de um sonho

Quem não escondeu a emoção ao ver o andamento das obras foi Rosângela de Oliveira, moradora do bairro Resistência e ex-aluna da Emef Ronaldo Soares. Ela ficou encantada ao ver que a nova sede contará com duas quadras e uma estrutura moderna.

"Quando eu estudei aqui, muitos anos atrás, já existia esse sonho da comunidade, dos estudantes, de contar com uma quadra dentro do prédio escolar. E hoje pude ver que serão duas quadras. É gratificante ver a comunidade recebendo o investimento do poder público que merece", contou.

O deputado estadual Denninho Silva também acompanhou o andamento das obras e parabenizou o prefeito e os secretários por olhar com carinho para a comunidade de resistência e para todas as regiões da cidade.

"Ao andar pela cidade, nós vemos que todas as regiões estão sendo contempladas com o investimento do poder público, da prefeitura, com obras estruturantes e intervenções que vão trazer mais qualidade de vida para os moradores", ressaltou.

O projeto

  • O programa de necessidades atende ao memorial de Escolas Municipal de Ensino Fundamental (Emef), fornecido pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), e possui os seguintes setores:
  • Direção / Administrativo, composto de direção e secretaria;
  • Técnico / Pedagógico, composto de coordenação, sala de professores, sala do pedagogo, sala de planejamento individual, sala de planejamento;
  • Pedagógico, composto de salas de aula, salas de apoio ao integral, sala de artes, sala de recursos multifuncionais, sala de ciências, sala multiuso, sala de música, sala de recursos tecnológicos, biblioteca;
  • Recreação / Assistência, composto de sala de rádio e grêmio, pátio coberto;
  • Auditório, composto de auditório e camarins.
  • A obra também está no "Plano Vitória - Planejamento Estratégico 2021-2024", dentro das ações referentes às obras de construção, reforma e ampliação de unidades de ensino, buscando ampliar a oferta de vagas nas modalidades de ensino regular e em tempo integral, e melhorar a infraestrutura física da rede municipal de ensino de Vitória. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Linhares aumenta em mais de 100% número de cirurgias
Programa Casa Feliz e Segura chega aos bairros de Vitória
Força-tarefa é realizada para manter a limpeza da cidade
Prefeitura de Aracruz anuncia novo sistema para emissão de NFe
Procon alerta sobre o que não deve constar na lista de materiais
Viana realiza serviços de limpeza e vistorias após chuvas
PMC coloca equipes nas ruas para evitar transtornos das chuvas
14 toneladas de lixo foram retiradas dos canais de Vila Velha
Mutirão recolhe 74 toneladas de resíduos das ruas de Vitória

TAGS:
OBRAS | CONSTRUÇÃO | ESCOLA | VITÓRIA | AVANÇADO