CULTURA

Obras de arte transformam Barra do Jucu em galeria

É o projeto Galeria Livre, desenvolvido pelo Museu Vivo com recursos do Funcultura.

Em 20/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A comunidade da Barra do Jucu, em Vila Velha, está ganhando um colorido especial. Dez muros da principal avenida do bairro, considerado corredor cultural e gastronômico da Barra, viraram telas para receber as obras de artistas plásticos selecionados no Projeto Galeria Livre, realizado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu.

São artes murais que estão transformando as ruas numa galeria a céu aberto. Além de artes inéditas, o projeto também está permitindo a restauração de alguns muros do corredor onde já haviam artes.

As obras, que começaram a ser pintadas no sábado 14, estão contribuindo para deixar a comunidade ainda mais bonita e reforçando seus aspectos culturais e ambientais.

Os artistas são Clovis Aquino, Julio Tigre, Guilherme Merçon, Marcelo Leão,  Roger Vieira, Rafhael Genuino, Guido Falcon, Luham Amorim e Antônio Vieira Sampaio. Eles participaram de um edital do Museu Vivo e tiveram suas propostas aprovadas.

O projeto também conta com participação de Toninho Natural, um artista da Barra do Jucu, que trabalha com a técnica de arte em relevo aplicadas em muros, paredes, postes e outros espaços.

Toninho Natural foi selecionado pela curadoria do projeto Galeria Livre como artista barrense que atua há vários anos com a arte mural e principalmente com as temáticas pré-indicadas na proposta. Além de uma obra inédita, ele também participa restaurando muros com artes de sua autoria já existentes na comunidade.

Todas as 10 obras selecionadas pelo projeto contemplem temáticas próprias da identidade cultural da Barra do Jucu como o congo, a pesca, monumentos arquitetônicos e ambientais, folia de reis e outras.

O  Projeto Galeria Livre foi aprovado no Edital 016 de Projetos Setoriais de Artes Visais, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-ES), com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). Além da arte mural, uma série de oito oficinas culturais foram realizadas pelo Museu Vivo nos meses de  julho e agosto.

(Foto: Divulgação)