CIDADE

Obras do de CAPS IJ de Jabaeté entram na reta final

Prefeito de Vila Velha, Max Filho, visitou o local na manhã de ontem (30).

Em 01/07/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Foto: Felix Falcão/PMVV

As obras do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS IJ), no bairro Jabaeté, já estão prestes a serem concluídas. E, para impulsionar a execução final das obras, o prefeito Max Filho visitou o local e assinou, na manhã desta terça-feira (30), uma ordem de serviço. Na ocasião, o prefeito também aproveitou para entregar certificados de regularização fundiária para duas das 69 famílias beneficiadas no bairro.

“A retomada do trabalho de conclusão dessa obra deixa claro que a nossa decisão de priorizar os investimentos expressivos na área de saúde foi acertada. Em 2019, o investimento chegou a 22% do orçamento, quase empatando com os recursos destinados à Educação”, pontuou o prefeito, durante a visita ao equipamento de saúde, que deverá ser totalmente entregue a comunidade até o final do ano.

E continuou: “Além da conclusão das obras, o mais importante é colocar o serviço para funcionar, principalmente esse equipamento que vai oferecer tratamento na área de saúde mental”. O CAPS IJ possui uma área construída de mais de 600 m² em um espaço de 1.560 m² de terreno. O local terá cinco consultórios, dois áreas para oficinas, um auditório, além de recepção, farmácia, sala de estar, banheiros, vestiários e outros ambientes.

O custo da execução final da obra contratada no ano passado foi orçado em quase R$ 1 milhão, financiado por convênio com o Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Para a conclusão das obras resta apenas a cobertura, o acabamento final da construção e também as instalações elétricas e hidro sanitárias. O projeto estava paralisado há vários anos em governos anteriores.

O CAPS IJ atenderá crianças e adolescentes, principalmente dos bairros da Região 5 da cidade, que possuem algum tipo de distúrbio psíquico, déficit de atenção, autismo, depressão, ansiedades, neuroses graves e pacientes que estão impossibilitados de estabelecer de alguma forma os laços sociais.

“Essa unidade completa um sistema de saúde no município de atendimento especializado de transtorno de saúde mental. E vai contar com uma equipe multidisciplinar para o atendimento de crianças e adolescentes”, destacou o secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis.

Regularização fundiária

Durante a visita ao CAPS IJ, o prefeito Max Filho aproveitou para entregar os certificados de regularização fundiária para duas das 69 famílias beneficiadas no bairro. A primeira a receber a certidão das mãos do prefeito foi a moradora Kamila Penha da Silva Brito e depois o Jonas Rettz, outro morador do bairro.

“Nós tivemos o cuidado de entregar os certificados somente depois de obtermos o registro junto ao cartório”, observou Max Filho.

“Essa entrega significa muito para mim porque é a minha casa, o meu lar, a minha vida”, enfatizou a moradora Kamila Penha da Silva Brito. “Eu sinceramente não tenho nem palavras para expressar o que eu estou sentindo. Só tenho que agradecer”, falou Jonas Rettz, que mora há mais de 10 anos no bairro. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)