CIDADE
Obras do novo aeroporto de Vitória chegam à reta final
O saguão principal já está com os equipamentos de chegada e partida de voo.
Em 26/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nos próximos dias, os moradores da Região Metropolitana da Grande Vitória vão poder acompanhar, de perto, as obras do novo aeroporto prometido em 2004 para a Capital do Espírito Santo, e também, a ampliação da avenida Adalberto Simão Nader, que já estão em fase final. Serão retirados os tapumes e remanejado o cercamento da área da Infraero. Isso quer dizer que o novo sistema viário de acesso ao terminal já será aberto à cidade e poderá ser visto por quem transitar no local.
Em visita à obra no último dia 25, com os conselheiros do Plano Diretor Urbano (CMPDU), a secretária de Desenvolvimento da Cidade, da Prefeitura Municipal de Vitória, Lenise Loureiro, conferiu o novo terminal de passageiros, que está 98% concluído. O saguão principal já está com os equipamentos de chegada e partida de voo. No entanto, as empresas áreas ainda não se instalaram no local.
A AVENIDA
O prédio conta com ar-condicionado em funcionamento e salas de embarque e desembarque prontas. "Está tudo muito lindo. Estamos em fase final tanto do novo acesso quanto do terminal de passageiros. No final de março, teremos o acesso, que se dá pela nova Adalberto Simão Nader, garantido, todo pronto, com 3 km de ciclovia e com calçadas generosas para os pedestres", afirmou Lenise.
A nova avenida Adalberto Simão Nader está com 70% das obras concluídas. Para a nova pista, faltam a última camada de asfalto e a sinalização horizontal. As calçadas e ciclovias também serão pavimentadas nos próximos meses.
NOVO AEROPORTO
O novo aeroporto de Vitória tem seis pontos de embarque e posições para 11 aeronaves simultâneas. O atual terminal recebe, no horário de pico, sete aeronaves. Ele movimenta 9.955 passageiros, 163 voos e 52.590 kg de carga aérea, segundo o site da Infraero.
Com a nova pista, maior em 300 metros do que a em uso, aeronaves como o Boeing 767, que opera com 60% de sua capacidade na pista atual, vão poder trabalhar com 100% de sua capacidade.
Entenda sobre o histórico da obra
Desde que a obra foi retomada, em 2015, a primeira data para conclusão era setembro de 2017, promessa que não foi cumprida. O motivo foi a construção de um novo acesso ao aeroporto, pela avenida Adalberto Simão Nader. A nova data passou a ser 25 de dezembro, mas o novo aeroporto não foi entregue.
Quando a obra ficar pronta, a Agência Nacional de Aviação Civil ainda precisa autorizar o início das operações. Segundo a Infraero, o novo aeroporto começa a funcionar até o final de março de 2018. Uma obra que se arrasta há 13 anos.
COMO COMEÇOU
A primeira licitação foi em 2004 e a obra começou no ano seguinte. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio ao Espírito Santo anunciar a construção do novo aeroporto de Vitória, mas logo o Tribunal de Contas da União apontou falhas no contrato, superfaturamento, e as obras foram suspensas.
Em 2007, o mesmo presidente Lula prometeu a retomada dos serviços, mas a obra não "decolou". A expectativa pelo novo aeroporto voltou em 2013, com o anúncio do ministro da aviação na época, Moreira Franco.
Em 2014, a então presidente Dilma também falou sobre a obra e, inclusive que os custos iriam ficar mais altos: R$ 559 milhões, ou seja, R$ 222 milhões a mais do que o previsto em 2005.
(Foto: Leonardo Silveira)