MOBILIDADE URBANA

Obras na Prainha avançam e preevem área de eventos

Obras no Parque da Prainha, em Vila Velha avançam e preevem área de eventos e banheiro

Em 28/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Antônio Oliveira/PMVV

A obra, tocada em parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado, teve início em 19 de abril deste ano.


"Siga os canais de comunicação e concorra à Ingressos para o Capital Inicial:"
Sorteio dia 28/09 (12h):
 @ccnewsbrasil
Sorteio dia 29/09 (14h): ​@ccnewsfm

Espaço histórico e símbolo da cultura de Vila Velha, o Parque da Prainha, de 42,5 mil metros quadrados, passa por uma grande reforma e requalificação para potencializar ainda mais o local, frequentado por moradores e turistas. As melhorias de infraestrutura incluem a construção de espaço para apresentações de eventos, banheiros, área gastronômica, com 852,11m², parquinho para crianças (381,90m²), local destinado aos animais de estimação (420,60m²), academia popular com equipamentos em aço inox (275,96 m²), pistas de caminhada e de corrida, ciclovia ao redor do parque (2.829,12m²), ampla área gramada para piquenique e circulação, entre outros atrativos.

A obra, tocada em parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado, teve início em 19 de abril deste ano. O investimento é de R$ 12,7 milhões. Para acompanhar a execução das obras, nesta quarta-feira (27), o prefeito Arnaldinho Borgo, secretários do município, vereadores, lideranças comunitárias e professores e estudantes da Escola Estadual Godofredo Schneider visitaram o Parque da Prainha, na iniciativa chamada de Café na Obra. 

>> Cariacica faz limpeza preventiva de redes de drenagem

O prefeito lembrou que, quando assumiu, em janeiro de 2021, o local estava abandonado e era usado para prática de atos ilícitos como consumo e tráfico de drogas. Foram feitas intervenções no espaço e devolvido às famílias, porém surgiu a necessidade de fazer melhorias no parque com uma nova concepção do espaço, resgatando e preservando a história e a cultura do local. 

Berço capixaba

“O orgulho de ser capixaba nasceu nesse local. Esse é o Parque da Prainha, mas, virou o Parque das Famílias da nossa cidade e será o Parque do Espírito Santo. Todos terão a oportunidade de utilizar, com dignidade. Estamos falando de requalificação completa e bem estruturada. Será um espaço para eventos, mas acima de tudo será referência turística, cultural, histórica e nós vamos preservar”, destacou Arnaldinho.  

Moradora da Prainha há 52 anos, Cristiani Pitanga Malta também reforçou a importância da requalificação do espaço.

“É resgatar a verdadeira história do Espírito Santo e não só do povo canela-verde. Esse espaço será mais humanizado, atendendo os padrões da comunidade. Fico muito feliz”, comemorou a moradora.

Roberto Abreu, morador da Prainha há 63 anos, tem na memória todas as transformações que o local vivenciou ao longo de mais de três décadas. Para ele, é fundamental garantir a preservação das melhorias, após a entrega da obra.

“Essa era uma das únicas áreas de lazer que Vila Velha tinha. O desafio é preservar. Logo após a inauguração, em 1989, o local foi depredado. Agora é uma esperança de mudança”, afirmou Roberto. 

Moradores de bairros vizinhos também estão empolgados com a obra. Afinal, como disse o prefeito, o local virou ponto de encontro das famílias. “Aqui vai ficar excelente. A Prefeitura de Vila Velha está de parabéns por essa obra”, disse Lawrence Nascimento Queiroz, morador de Jaburuna.  

A secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, informou que o projeto de requalificação da Prainha foi o “mais desafiador” elaborado pela equipe desde o começo da gestão.

“O Espírito Santo começou por aqui e a gente não se apropriava disso. Os canelas-verdes não tinham orgulho de falar que eram de Vila Velha, que o Espírito Santo começou por aqui. Hoje a gente vem resgatando a nossa história e preservando a memória que existe aqui na Prainha. Foi construído um projeto pensando nesse resgate cultural e na parte de lazer das crianças. O projeto valoriza as belezas naturais, a nossa orla”, explicou. 

Orla 

A orla do Parque da Prainha será totalmente reformulada para ser uma área de estar com mais segurança e iluminação. Já em relação às melhorias no paisagismo, serão plantadas palmeiras-imperais no eixo histórico da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e próximo à fonte interativa, além de treze ipês amarelos dispostos próximos à Rua Antônio Ferreira de Queiroz, à orla e ao mercado de peixe.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Júnior, após a inauguração das melhorias, o Parque da Prainha vai reforçar o potencial turístico de Vila Velha, que já figura na cidade mais visitada do Estado.

“Quando estiver pronto, teremos um parque maravilhoso, não só para a população de Vila Velha, mas para toda a Região Metropolitana”, avaliou o secretário. 

Estudantes

Os professores e estudantes da Escola Estadual Godofredo Schneider, que fica na Prainha, costumam utilizar o local para atividades educacionais e aguardam a inauguração com ansiedade. E, durante a visita à obra, eles aproveitaram para chamar a atenção para a prevenção ao suicídio, uma ação do Setembro Amarelo. Ao final da visita, os estudantes e o prefeito coloram cartazes de alerta no tapume da obra. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Cariacica faz limpeza preventiva de redes de drenagem
Barramares é contemplado com obras de macrodrenagem
Anchieta: ​​​​​​​Obras de pavimentação na reta final em Guanabara
Urbanização de avenida está com 80% de obra concluída
Viana dá inicio a modernização da iluminação em rodovias
Vila Velha: Nova Ponta da Fruta recebe requalificação das vias
PMA inicia sistema de capina elétrica nos serviços de limpeza
Obras de pavimentação avançam no interior de Cachoeiro
Vila Velha anuncia reconstrução da Ponte da Madalena
Domingo de alegria em entrega e inauguração em Vitória

TAGS:
OBRAS | PRAINHA | VILA VELHA | EVENTOS | BANHEIRO