CIDADE
Obras para melhorar gargalo em Jardim Camburi em um mês
Secretária Lenise Loureiro apresentou projeto que irá melhorar mobilidade no bairro.
Em 19/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Mão única em um dos principais acessos ao bairro Jardim Camburi pela avenida Norte-Sul, 500 metros de ciclovia e calçadas cidadãs. Esse é o projeto da Prefeitura de Vitória para melhorar a mobilidade em um dos principais gargalos da região, na altura do Shopping Norte-Sul, cujo projeto foi apresentado aos moradores nesta segunda (19). As obras devem ser iniciadas em abril deste ano.
O motorista que desce no sentido Serra-Jardim Camburi não vai poder mais entrar nas avenidas Armando Duarte Rabello e Raul Oliveira Neves diretamente pela avenida Norte-Sul. Os semáforos, hoje com três tempos, passarão a ter apenas dois tempos nesses dois cruzamentos.
Com isso, o condutor vai precisar fazer um desvio pela rua Guilherme Santos e seguir para a Duarte Rabelo (lateral do shopping) pelo mesmo cruzamento.
Como a Duarte Rabello passará a ser mão única para o interior do bairro até a avenida Dr. Herwan Modenese, quem quiser sair de Jardim Camburi pela Norte-Sul vai precisar seguir pela avenida Raul Oliveira Neves para seguir rumo a Serra e Vitória.
Ciclovia
A ciclovia será implantada ligando a avenida Norte-Sul até a altura da praça Nilze Mendes, passando pelas avenidas Armando Duarte Rabello e Herwan Modenese. Os moradores do bairro conheceram esse projeto em audiência realizada no segundo semestre de 2016.
"A proposta da intervenção é garantir um trânsito com mais fluidez e seguro, humanizando a região e valorizando a mobilidade ativa, ou seja, os deslocamentos a pé ou de bicicleta", disse a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.
O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, explicou os objetivos do projeto. "Queremos não somente melhorar a fluidez do trânsito na região, mas também trabalhar a cultura de ocuparmos nossa cidade também a pé e de bicicleta. Somente assim conseguiremos humanizar cada vez mais os espaços urbanos", disse.
A obra será executada pela Construtora MRV como medida compensatória para implantação de um empreendimento no bairro.
Principais mudanças
- o motorista que vem da Serra pela avenida Norte-Sul não vai cruzar mais à esquerda na avenida Armando Duarte Rabello (do Shopping Norte-Sul). Ele precisará entrar na rua Guilherme Santos para acessar o bairro pela avenida Armando Duarte Rabello, que ganha ciclovia com 200 metros de extensão;
- Para sair do bairro, o condutor usará a avenida Raul Oliveira Neves;
- a rua Arquiteto Décio Thevernard passa a ser mão única no sentido avenida Norte-Sul;
- a rua Dr. Herwan Modenese passa a ser mão única sentido Parque da Fazendinha. Além disso, ganha 300 metros de ciclovia;
- a rotatória entre as ruas Arquiteto Décio Thevernard e Dr. Herwan Modenese deixa de existir. O cruzamento ganhará semáforo.
(Foto: Leonardo Silveira)