EDUCAÇÃO

Observatório Astronômico da Ufes está fechado.

Coordenador disse que prédio está em condições precárias.

Em 16/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As atividades do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foram interrompidas por tempo indeterminado, desde quinta-feira (10). O coordenador do local  disse que a paralisação foi necessária porque o prédio está em condições precárias de funcionamento.

O coordenador do GOA, Marcio Malacarne, explicou que, nos últimos cinco anos, várias solicitações de reformas foram protocoladas na Prefeitura Universitária, mas a universidade não se manifestou.

Em 2012, em mais uma tentativa de conseguir solução para o problema, segundo Malacarne, a instituição alegou que estava previsto um investimento de R$ 15 milhões em reformas em diversos prédios da Ufes  e que o Observatório seria contemplado, mas isso não aconteceu.

“Com a suspensão das atividades, cerca de mil visitantes deixarão de ser atendidos por mês. Mas não tivemos outra alternativa”, lamentou Malacarne.

Ufes
A reforma no Observatório Astronômico da Ufes não aconteceu porque uma análise técnica determinou que um novo prédio deve ser construído no local, de acordo com o diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE) Armando Biondo. Por questões burocráticas, ainda não há previsão de entrega da nova edificação.

Fonte: G1-ES