NEGÓCIOS
Oficina debate cenário da aquicultura no Espírito Santo.
O Espírito Santo é o maior produtor de camarão de água doce do Brasil.
Em 01/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O cenário atual e o futuro da Aquicultura no Espírito Santo será o próximo assunto a ser discutido durante a oficina de trabalho do Pedeag 3. O encontro com as entidades e instituições ligadas ao setor será realizado nesta quinta-feira (01), às 8h30, no Auditório Nelson Pagani, na Prefeitura de Marechal Floriano. O especialista participante será José Nailton Canutto.
A disponibilidade hídrica e o clima favorável contribuem para o desenvolvimento da aquicultura no Espírito Santo. De acordo com dados do IBGE 2013 - Produção da Pecuária Municipal, o Espírito Santo possui produção anual de 6.489.682 kg de peixes em 48 municípios e 42.390 milheiros de alevinos em 13 municípios.
De acordo com dados da Cooperativa de Aquicultores do Espírito Santo (Ceaq), no ano de 2014 foram processados 3 toneladas de filé de tilápia, uma atividade que está em crescimento na região de montanhas capixabas.
O Espírito Santo é o maior produtor de camarão de água doce do Brasil e os principais cultivos estão instalados nos municípios de São Domingos do Norte, Governador Lindenberg e São Gabriel da Palha. Segundo dados da Cooperativa dos Carcinocultores do ES (Ceaq), a produção média em 2014 foi de 42 toneladas de camarão beneficiado e 17 toneladas in natura.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a aquicultura é provavelmente o setor produtor de alimentos que mais cresce no mundo. É praticada em vários países, sendo uma importante fonte de renda e de proteína animal, com papel relevante na segurança alimentar.
O Pedeag
O Pedeag 3 será formulado a partir da análise de cenários e da elaboração de diagnósticos, identificando oportunidades e desafios, estabelecendo objetivos e metas e definindo programas e iniciativas. Serão realizadas 52 oficinas de trabalho que irão contar com a participação de produtores rurais e representantes das principais cadeias produtivas do sistema agrícola capixaba.
Tudo isso alinhado com a análise de temas transversais, tais como capital humano, sustentabilidade, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outras.
Serviço
Oficina de trabalho Pedeag 3
Assunto: Cadeia Produtiva da Aquicultura
Data: 01/10/2015
Horário: 8h30
Local: Auditório Nelson Pagani – Prefeitura de São Domingos do Norte (Rodovia Gether Lopes Faria, s/nº, Bairro Emílio Callegari