CIDADANIA
Oficina leva a magia do cinema de animação para alunos do ES
Com o apoio do Instituto EDP, Projeto Animação estimula o conhecimento e promove a integração.
Em 04/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, no Centro de Vitória, terão a oportunidade de conhecer o mundo lúdico do cinema de animação. De 10 a 14 de agosto ocorre a primeira etapa do Projeto Animação, que conta com patrocínio da EDP, empresa de distribuição de energia elétrica do Espírito Santo, apoio do Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, e realização do Instituto Marlin Azul.
O projeto de inclusão e de desenvolvimento de conhecimento audiovisual conta com três etapas. Nesta primeira, os alunos são coordenados pela cineasta Luelane Corrêa para definirem o roteiro e desenharem as primeiras cenas do novo curta-metragem. As outras duas etapas – aulas de noções básicas de animação e edição; e a finalização do curta-metragem – acontecem ao longo do ano, com a realização de oficinas em outras duas escolas do município. O intuito é que os estudantes troquem ideias para transformar em animação a história contada no roteiro.
Promover a interação entre jovens e permitir que exercitem as relações sociais é um dos objetivos do projeto. “A oficina permite a abertura de novos horizontes de cultura e informação, contribuindo para melhorar o relacionamento interpessoal por meio de atividades de criação colaborativa, que estimulam o diálogo, o compartilhamento de ideias, a cooperação e o respeito mútuo”, afirma o diretor do Instituto EDP, Pedro Sirgado.
Depois do lançamento, previsto para 2016, a obra segue um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. O filme também será distribuído gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.
Patrocínio EDP e apoio do IEDP - Desde 2013, o Projeto Animação conta com o patrocínio da Distribuidora da EDP que atua no Espírito Santo e apoio do Instituto EDP. Na primeira edição, a parceria resultou na realização do curta-metragem “O Maestro do Tempo”, uma homenagem a Heitor Villa-Lobos. O filme envolveu a participação de estudantes do ensino fundamental das escolas EMEF São Vicente de Paulo, EMEF São Vicente de Paulo; Ponto de Cultura Mirante/Obra Nossa Senhora das Graças, EMEF Eliane Rodrigues dos Santos e EMEF Neusa Nunes Gonçalves.
Após o lançamento, a obra foi selecionada por onze festivais e mostras de animação, recebendo o prêmio de Melhor Animação da Mostra Infanto Juvenil da 18º edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul e recebeu Menção Honrosa na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens da 13ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizada no ano passado.
Sobre o Projeto Animação - Criado em 2001, tem o objetivo de desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição um filme de curta-metragem é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.
Desde a criação do projeto foram produzidos doze curtas-metragens. “Dinossauro Rex” (2013) foi selecionado pelo Anima Mundi para fazer parte da Mostra Futuro Animador, realizada no ano passado.
Por: Flávia Fonseca