CIDADE

Oficinas de qualificação nas comunidades de Vitória marcam 2019

Cursos da Inclusão Produtiva levam qualificação profissional.

Em 20/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

A estratégia de realizar oficinas de qualificação profissional nas comunidades foi uma das marcas do Serviço de Inclusão Produtiva, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Vitória, em 2019. Além das turmas oferecidas nas duas unidades do serviço, que ficam em São Pedro, moradores de diferentes regiões da cidade, como Bela Vista, Jardim Camburi, Morro do Quadro, Centro e Jaburu, puderam fazer cursos perto de casa.

Ao todo, foram realizadas 13 oficinas em equipamentos da Semas, como Cajun, Núcleo de Integração Social da Pessoa Idosa (Nispi), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Centro-Pop), nas áreas de gastronomia, beleza e empreendedorismo.

No total, 139 participantes foram certificados. Todos os cursos da Inclusão Produtiva são voltados para pessoas atendidas pela rede socioassistencial do município, especialmente as assistidas nos Cras e inscritas no CadÚnico. Todo material utilizado nas aulas é gratuito.

Centro-Pop

A Inclusão Produtiva promoveu oficinas voltadas para o mundo do trabalho, como se comportar durante entrevista de emprego, empreendedorismo e mapa de oportunidades no Centro-Pop.

A parceria foi um sucesso e os assistidos solicitaram uma oficina na área de gastronomia. Assim, em novembro, foi realizada a oficina de Doces Práticos.

"Os usuários aprenderam a fazer doces do dia a dia, como brigadeiro, cajuzinho e bombons. São fáceis de fazer e vender em qualquer época do ano e qualquer lugar", explicou a assessora técnica da Inclusão Produtiva Márcia Muricy Santiago. "As oficias apontam novos caminhos para as pessoas em situação de rua, no sentido da autonomia e da geração de renda", diz o coordenador de Inclusão Produtiva, Adriano de Jesus Almeida.

Encontros temáticos

Paralelamente aos cursos, a equipe da Inclusão Produtiva manteve a realização dos encontros temáticos, voltados para gestão de pequenos negócios, gestão financeira, mundo do trabalho e mercado. Os encontros são realizados mensalmente nos territórios dos 12 Cras de Vitória.

Oficinas da Inclusão Produtiva 2019

Cajun Bela Vista - Doces Práticos - 11 certificados

Cras Resistência - Doces Práticos - 11 certificados

UIP São Pedro núcleo II - Design de Sobrancelha - 12 certificados

Cras Continental - Bombons e Ovos de Páscoa - 10 certificados

UIP São Pedro núcleo II - Bombons e Ovos de Páscoa - 15 certificados

UIP São Pedro núcleo I - Depilação - 14 certificados

US Morro do Quadro - Designer de Sobrancelha - 13 certificados

Cras Centro - Pães Caseiros 14 - certificados

Cras Jucutuquara  - Práticas Empreendedoras - 7 certificados

UIP São Pedro núcleo I - Depilação - 14 certificados

UIP São Pedro núcleo II - Doces Natalinos e Panetones - 6 certificados

Centro-Pop - Doces Práticos - 4 certificados

Nispi Jaburu - Doces Natalinos e Panetones - 8 certificados

TOTAL: 139 certificados

LEIA TAMBÉM

Blocos de rua já podem fazer inscrição para receber apoio logístico

Com o objetivo de garantir a diversão e a segurança dos foliões na época do Carnaval, a Prefeitura de Vitória está fazendo inscrições - até 10 de janeiro de 2020 (sexta-feira) - para o desfile de blocos de rua.

As datas dos desfiles serão sugeridas pelos blocos e definidas pela Comissão de Avaliação dos Desfiles de Blocos de Rua, sendo permitido que dois blocos saiam às ruas por dia, até o horário limite das 19 horas. Eles não terão caráter competitivo e vão ocorrer em diversos bairros da capital.

A organização e o ordenamento dos blocos estão previstos no decreto nº 16.934/2017.

Inscrições

Os responsáveis pelos blocos interessados devem entregar a solicitação no Protocolo Geral do Palácio Municipal, endereçada à Gerência de Produção e Difusão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informando todos os dados exigidos para o recebimento da autorização.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (27) 3132-2068. (Com informações da Prefeitura de Vitória)