ESPORTE NACIONAL

Olimpíada da Pessoa Deficiente entrará para o Calendário do Esporte.

Participaram do evento mais de 140 entidades e 2.870 participantes de cinco Estados.

Em 30/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A 20ª edição da Olimpede, as Olimpíadas da Pessoa Deficiente,  foi concluída neste domingo (29), em Volta Redonda (RJ). Ao todo, foram 2.870 participantes de cinco Estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Pará). O evento de encerramento contou com a participação do  ministro do Esporte, George Hilton, do prefeito da cidade, Antônio Neto, e do deputado federal Deley, que entregaram a premiação das provas de atletismo. 

“Fico feliz que estamos recebendo pessoas de várias partes do País. As atividades foram realizadas em diversos equipamentos esportivos da cidade, o que mostra a nossa vocação para o esporte”, afirmou o deputado federal Deley, no centro da pista de atletismo do Complexo Esportivo de Volta Redonda, que passa por reformas, no valor de R$ 16,4 milhões (com recursos do Estado e da prefeitura) e terá capacidade para três mil pessoas.

“A abertura da Olimpede foi uma festa muito bonita”, lembrou Antônio Neto. “Em quatro meses vamos estar com esta arena toda pronta. Obrigado pelo apoio”, agradeceu o prefeito, antes de entregar uma placa de homenagem ao ministro.

George Hilton prometeu incluir a competição no calendário anual do Ministério do Esporte. “A Olimpede tem uma repercussão muito boa e quero que ela faça parte do nosso calendário. Vamos dar cada vez mais apoio”, disse o ministro, que ainda ressaltou a importância da parceria entre os entes públicos e privados para a promoção e desenvolvimento do esporte. “Quero dizer que esta parceria com o município mostra que devemos apostar na força da união. Não é o momento de dividir o País. Não podemos ser tomados pelo pessimismo”.

O Ministério prepara um conjunto de diretrizes para normatizar o setor no País, definindo as responsabilidades e atribuições das entidades envolvidas com o esporte. “Essa nova legislação vai ser o legado perene dos Jogos Rio 2016 e, dentre muitas coisas, irá tratar o paradesporto como uma prioridade”, explicou Hilton.

Participaram do evento mais de 140 entidades, dentre elas, o Centro de Atendimento à Pessoa Deficiente (CAPD) de Volta Redonda. Bruno da Silva, 31 anos, integra a equipe de futsal da instituição, que foi a campeã. “Achei muito bom. O futsal é mais que uma distração para mim”, comentou mostrando a medalha. “A CAPD é a minha casa”, prosseguiu destacando a importância do título com a camisa da instituição, que atende 165 pessoas do município.

A 20ª Olimpede teve início na sexta-feira (27) e contou com provas de caminhada (25m); corrida de 100m; salto em distância sem corrida; arremesso de peso; lançamento de pelota, além de partidas de tênis de mesa; arremesso à cesta; futsal; dama; xadrez; dominó; vôlei; judô e cabo de guerra. 

Fonte: Ministério do Esporte