SAÚDE
OMS anuncia o fim da epidemia de ebola no Oeste da África.
Libéria, último país a erradicar o vírus, está sem novos casos há 42 dias.
Em 14/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou oficialmente nesta quinta-feira (13) o fim da epidemia de ebola no Oeste da África, ao declarar a Libéria, o último país afetado, livre da doença.
"Hoje, a Organização Mundial da Saúde declara o fim da epidemia de Ebola na Libéria e afirma que todas as cadeias conhecidas de transmissão na África Ocidental cessaram", anunciou a OMS.
O anúncio do fim da epidemia ocorre dois anos e um mês depois do início da epidemia. O surto no Oeste da África foi o mais letal desde a identificação do vírus há 40 anos, com pelo menos 11.000 vítimas.
A epidemia de ebola se iniciou em dezembro de 2013 no sul da Guiné e se disseminou para os países vizinhos Libéria e Serra Leoa, depois para Nigéria e Mali.
O anúncio da OMS ocorre 42 dias depois da útlima aparição do vírus, num paciente examinado em Novembro de 2015. O tempo de incubação do vírus é de 21 dias, e a entidade considera que é preciso esperar o dobro do tempo para certificar que um paciente isolado não tenha infectado outras pessoas.
A Líberia chegou a ser declarada zona livre de ebola em maio, mas focos de pessoas infectadas foram encontrados duas vezes em áreas rurais do país, em julho e e em setembro.
"A OMS parabeniza o governo e o povo da LIbéria pela reação efetiva a essa reemergência do ebola", afirmou Alex Gasasira, representante da OMS no país. A entidade diz que, apesar de ter sido declarado o fim da epidemia, é provável que ressurgências isoladas ocorram.
"A rápida debelação da reemergência é uma demonstração concreta da capcidade fortalecida do governo para gerenciar surtos da doença", afirmou o médico, em comunicado da OMS.
Fonte: AFP