SAÚDE

Oncologista revela 5 mitos e verdades sobre o que causa câncer.

Quando o assunto é câncer, há muito desconhecimento sobre o que pode ou não causar a doença.

Em 09/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Quando o assunto é câncer, há muito desconhecimento sobre o que pode ou não causar a doença. Diversos estudos e constatações transformam algumas situações do cotidiano das pessoas em coisas malignas, enquanto que muitas vezes são apenas mitos populares.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 600 mil casos novos podem ocorrer no Brasil neste ano. Diante desse cenário, a oncologista da Medquimheo Morgana Stelzer Rossi explica alguns mitos e verdades a respeito dos tumores.

Desodorante

Mito. Não há aumento de risco de câncer de mama entre mulheres que usam desodorante antitranspirante. De acordo com a oncologista, os desodorantes têm ação local na superfície da pele e atingem as glândulas sudoríparas, não os tecidos mamários.

Depilação a laser

Mito. Os raios X, quando passam pelo corpo, podem danificar o DNA das células e provocar câncer. No entanto, não é a mesma radiação usada pelos equipamentos de depilação, seja os de laser ou os de luz pulsada. Tais energias não afetam a pele nem causam risco de infertilidade.

Obesidade

Verdade. Segundo a oncologista, estar acima do peso pode aumentar o risco de desenvolver alguns tipos de tumores. "Câncer de esôfago, pâncreas, mama, rins, vesícula e tireoide são alguns exemplos. O excesso de gordura no corpo produzido pelos hormônios implica no aumento da insulina no sangue, sendo um dos fatores principais que explica a relação entre alimentação e o câncer", explica.

Bronzeamento artificial

Verdade. Câmaras de bronzeamento que emitem luzes artificiais são extremamente prejudiciais ao corpo e são capazes de desenvolver câncer de pele melanoma. A profissional salienta, ainda, que autobronzeadores e bronzeamento a jato - feito com dihidroxiacetona (DHA) - não fazem mal para a pele.

Sexo sem preservativo

Verdade. Tumores como o câncer de colo de útero e de pênis estão relacionados ao vírus do papiloma humano (HPV), e são transmitidos por via sexual, onde não há o uso do preservativo. "O câncer de boca também tem associação com o HPV. É fundamental estar em dia com a vacina e se prevenir contra essas doenças", conclui.