TEMAS GERAIS

ONU lança campanha sobre violência doméstica contra mulheres

Campanha #ParaCadaUma é coordenada no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas.

Em 07/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O objetivo da campanha é informar a população sobre as formas de violência doméstica tipificadas na Lei Maria da Penha que, neste domingo (07), completa 16 anos.

A iniciativa global Verificado lança hoje (7), às 19h30, uma campanha de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres. A campanha #ParaCadaUma é coordenada no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio), durante evento no Cristo Redentor.

O objetivo da campanha, que será lançada no Cristo Redentor, é informar a população sobre as formas de violência doméstica tipificadas na Lei Maria da Penha: moral, física, sexual, psicológica e patrimonial. Neste domingo, a Lei Maria da Penha completa 16 anos.

O projeto Verificado foi lançado em 2020, no começo da pandemia de covid-19, para combater a desinformação sobre a doença e, também, compartilhar informações que ajudaram a salvar vidas.

“Durante dois anos, o Verificado trabalhou exclusivamente com a pandemia da covid-19. Este ano, a gente verificou a necessidade de ir para outros assuntos, uma vez que a desinformação sobre a pandemia diminuiu bastante”, conta a assessora da Unic Rio, Roberta Caldo.

A iniciativa avançou, então, para temas que ainda fossem, de algum modo, relacionado à pandemia, como a violência doméstica contra a mulher. “Isso acontece porque as pessoas ficaram mais dentro de casa e, infelizmente, na maioria dos casos, o agressor mora junto com a mulher. É uma pessoa próxima da mulher. A quantidade de casos de violência contra a mulher aumentou muito durante a pandemia, não só no Brasil, mas no mundo todo”, disse Roberta.

“A gente precisa aprender melhor quais são os tipos de violência contra a mulher, para poder identificar quando os casos acontecem, denunciar e diminuir a quantidade de casos. E o jeito que a gente tem para enfrentar é conhecimento”, disse Roberta.

A campanha tem apoio dos institutos Maria da Penha e Avon.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, a cada três dias, uma mulher é vítima de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio deste ano, foram registradas 52 mortes de mulheres.

No Cristo Redentor, a primeira etapa da campanha #ParaCadaUma contará com a participação de representantes de várias religiões: budismo, candomblé, catolicismo, espiritismo, evangelismo, hare krishna, islamismo, judaísmo e umbanda. Haverá também uma projeção no monumento e uma apresentação da cantora brasileira Kell Smith, que é parceira do projeto Verificado desde o início.

Agosto lilás

O mês de agosto é dedicado a campanhas de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio vão adotar iluminação lilás para marcar o período. A ação com luzes coloridas também vai ser reproduzida em outros pontos turísticos do país, como o Teatro Amazonas, em Manaus.

Em São Paulo, o metrô e as linhas 4, 5, 8 e 9 do trem vão adesivar as portas dos vagões com mensagens de combate à violência doméstica e familiar. As mensagens serão transmitidas ainda nos monitores. O VLT Carioca e a Eletromidia também se comprometeram em divulgar essas informações em suas telas. (Agência Brasil)

Leia também:

Lei que institui piso para enfermagem entra em vigor
Representantes da ONU conhecem experiência de Vitória
Procon de Linhares orienta sobre compras do Dia dos Pais
Festival Internacional de Robótica começa hoje (5) no Rio
Morreu o humorista Jô Soares, aos 84 anos, em São Paulo
Procon realiza operação nos supermercados de Linhares
Procon Vitória conclui fiscalização em postos de combustíveis
Linhares entregará equipamentos públicos de esporte e lazer
Prefeitura de Cariacica dá início às obras da "Orla de Cariacica"
> Assistência Social promove capacitação sobre a rede Suas

TAGS:
ONU | MULHERES | CAMPANHA | DOMÉSTICAS | AGOSTO LILÁS