POLÍTICA INTERNACIONAL
ONU pede comissão que averigue violações de Direitos na Venezuela
Zeid lamentou a persistente recusa do Governo do presidente venezuelano.
Em 18/06/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A ONU pediu nesta segunda-feira que se crie uma comissão que averigue as violações dos direitos humanos que ocorrem na Venezuela e confirmou que, enquanto isso, continuará fazendo um acompanhamento a distância da situação neste país.
"Acreditamos firmemente que o Conselho de Direitos Humanos precisa estabelecer uma comissão de investigação", disse o alto comissário da ONU para os direitos humanos, Zeid Raad al Hussein, na apresentação do seu relatório global na sessão inaugural deste fórum, ao se referir à Venezuela.
Zeid lamentou a persistente recusa do Governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para fazer uma avaliação direta do que ocorre lá.
"Dada a gravidade e o alcance das violações dos direitos humanos na Venezuela, e da persistente negativa de dar acesso ao meu Escritório, continuaremos fazendo um acompanhamento e reportando a distância", explicou o responsável.
O Escritório de Zeid publicará nos próximos dias o seu segundo relatório sobre direitos humanos na Venezuela, o qual elaborou com base na informação que seus analistas colheram de diversas fontes confiáveis, incluindo testemunhos e entrevistas em países fronteiriços com venezuelanos que abandonaram o país.