POLICIA
Operação entre PMV e PC notifica comércio ilegal de materiais
O comando da operação foi do secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.
Em 04/03/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As equipes se reuniram por volta das 9h30, em frente à Delegacia Regional de Vitória, no bairro Horto.
A Guarda Civil Municipal de Vitória, em parceria com a Polícia Civil, deu continuidade, na manhã desta quinta-feira (4), às operações para coibir receptação de fios de cobre furtados da iluminação pública em Vitória. O comando foi do secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski, e do delegado-chefe da Delegacia Regional de Vitória, Rafael Corrêa.
As equipes se reuniram por volta das 9h30, em frente à Delegacia Regional de Vitória, no bairro Horto.
"Vamos continuar nossas ações. A cidade não pode continuar sofrendo com esses crimes, que prejudicam o funcionamento dos semáforos e iluminação, trazendo sensação de insegurança aos munícipes. Junto com a equipe da Polícia Civil, temos a 'expertise' necessária para avançar nesse combate", afirmou o secretário.
Também participaram da operação as equipes de Posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
A operação
Operação contou com a presença do secretário Ícaro Ruginski, agentes da Guarda e fiscais da PMV. Foto: Leonardo Silveira/PMV
Foi fiscalizado um ponto no bairro Consolação. A fiscalização da Sedec notificou o local por comércio ilegal de diversos materiais. A princípio, não foram encontrados os fios de cobre, apenas alguns avulsos. Tudo foi recolhido, num total de 700 kg de itens.
"Desde o início da gestão, estamos mapeando os locais onde havia maior incidência desse crime. A equipe de Inteligência da Guarda Municipal, junto aos agentes de rua, tem trabalhado com informações que resultaram em 19 prisões de pessoas que estavam subtraindo os cabos da rede elétrica. O foco também tem sido quem comete o crime de receptação desses materiais. Já estivemos em alguns ferros-velhos e vamos realizar mais operações até essa prática terminar aqui na capital", informou Ícaro Ruginski.
Iluminação
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) identificou, após levantamentos, que o contrato herdado da gestão anterior referente aos serviços de iluminação pública da capital não atende às necessidades do município. Por causa de falhas encontradas no acordo, que não previa serviços emergenciais, os mesmos deixaram de ser executados, penalizando a população.
A iluminação da orla da capital, das vias e, também, dos acessos aos bairros, além de áreas de lazer no município, ficou comprometida e mal iluminada.
Em razão disso, a Setran abriu, já no dia 7 de janeiro, um processo administrativo para a confecção do novo projeto básico de iluminação pública. A publicação da licitação para contratação da empresa que fará o serviço, bem como a manutenção em Vitória, ocorreu em 16 de fevereiro, dentro do prazo previsto para que os trâmites legais corressem.
Nesta quinta-feira (4), ocorre a abertura do pregão eletrônico, quando será escolhida a empresa vencedora.
Prejuízo
A Prefeitura da capital já teve um prejuízo de, aproximadamente, R$ 400 mil desde dezembro do ano passado para reparar roubos de fios de cobre. O cálculo do prejuízo é feito com a soma do material e inclui mão de obra. (Com informações da Secom/PMV)
TÓPICOS:
POLÍCIA | SAÚDE | ECONOMIA | EMPREGOS & ESTÁGIO | CIDADE