TEMAS GERAIS
Operação vai reforçar segurança em cidades do ES durante o verão
Quase 3 mil policiais a mais vão estar nas ruas a partir de 26 de dezembro.
Em 26/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Espírito Santo vai contar com um reforço de 2.750 policiais militares e civis a partir do dia 26 de dezembro. O efetivo extra de militares e civis vai reforçar o policiamento nas praias e balneários do estado durante o verão. Além disso, delegacias vão trabalhar em horários especiais e quase mil guarda-vidas vão ser treinados pelo Corpo de Bombeiros. As ações fazem parte da Operação Verão, anunciada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) nesta terça-feira (25). A operação segue até o dia 22 de fevereiro de 2015.
Segundo o secretário de Segurança Pública, André Garcia, o objetivo é intensificar a segurança na época em que o estado recebe milhares de turistas. “Esse é um período extraordinário, diferente. A ideia é reduzir a criminalidade durante o ano inteiro, as metas estão aí estabelecidas, mas a expectativa é que o verão seja mais tranquilo que o verão do ano passado”, disse.
Plantão de Polícia Judiciária
A Polícia Civil terá aumento de efetivo nos plantões de polícia judiciária e nas delegacias especializadas de todo o estado. Ao todo, dois mil policiais farão os plantões nas unidades. O efetivo foi ampliado graças à contratação de 30 novos delegados empossados, 80 peritos e 140 escrivães.
Na Grande Vitória, a Delegacia de Polícia de Jacaraípe, na Serra, funcionará pelo período de 24 horas, em regime de plantão extraordinário. Haverá reforço no plantão das Delegacias Regionais, Central de Flagrantes e no atendimento do Departamento Médico Legal (DML), bem como operações coordenadas pela Superintendência de Polícia Especializada (SPE).
Reforço policial de Norte a Sul do estado
As regiões Norte e Sul receberão o reforço de 500 policiais militares. As praias com maior concentração de pessoas contarão com atenção especial da Polícia Militar, tais como Guriri e Barra Nova, em São Mateus; Itaúnas, em Conceição da Barra; Urussuquara, Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência e Lagoa Juparanã, em Linhares; e orla do município de Aracruz, na região Norte.
Já no Sul, o reforço será mais intenso nas praias de Anchieta, sendo Iriri, Ubu e Castelhanos. Os balneários de Piúma, Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy também serão atendidos com mais policiais.
As delegacias regionais da Polícia Civil em Aracruz, Guarapari, Itapemirim, São Mateus e Linhares funcionarão 24 horas por dia, bem como plantões da perícia criminal e papiloscópica.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros (CBMES) contará com 910 guarda-vidas e 44 bombeiros militares para atuação na Operação Verão 2014/2015. O efetivo atuará no litoral capixaba, especialmente em pontos considerados mais perigosos a fim de prevenir afogamentos.
No verão, o risco de alagamentos também é uma preocupação para o Corpo de Bombeiros. Por isso, foi montada uma estratégia de prevenção de desastres e os guarda vidas vão passar por um treinamento para que também possam atuar em caso de enchentes.
“Criamos uma força-tarefa, adquirimos novos equipamentos, mas estamos também com inovações, como treinar os guarda-vidas de forma que eles possam atuar em áreas de alagamento e inundações, porque quando está chovendo, não tem praia, e eles podem ser utilizados nessas novas missões”, explicou o Coronel Edmilton, comandante do Corpo de Bombeiros.
Fonte: G1-Espírito Santo