POLÍTICA INTERNACIONAL
Oposição síria chegará neste sábado para negociações em Genebra.
O diálogo de Genebra tem como objetivo melhorar a situação humanitária.
Em 30/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A delegação da oposição síria chegará neste sábado à noite em Genebra para participar no diálogo promovido pela ONU na busca de uma solução para a guerra, anunciou o porta-voz do Alto Comitê de Negociações (ACN), o principal grupo de oposição.
"Nós vamos chegar hoje à noite em Genebra", disse por telefone à AFP Monzer Majus. A delegação de negociadores é composta por quinze pessoas, mas haverá mais vinte representantes do ACN em Genebra.
O coordenador do ACN, Riad Hijab, irá juntar-se à delegação mais tarde e as reuniões com o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, começarão "talvez amanhã", no domingo, ressaltou.
Depois de quatro dias de incerteza, o ACN decidiu na sexta-feira se juntar às negociações abertas pelo enviado da ONU, que já realizou uma reunião com uma delegação do regime de Damasco.
A oposição se recusava a participar dessas negociações indiretas devido à situação humanitária catastrófica na Síria, mas mudou de ideia depois de receber garantias da ONU sobre alguns aspectos.
O diálogo de Genebra tem como objetivo melhorar a situação humanitária, negociar os termos de um cessar-fogo e abrir um processo de transição política para acabar com a guerra que já causou mais de 260.000 mortes em quase cinco anos.
AFP