TEMAS GERAIS
Orquestra de crianças e jovens encerra festa de 100 anos do Forte de Copacabana
Em cada apresentação, a orquestra traz um convidado especial
Em 19/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um concerto gratuito encerra, no próximo domingo (21), as comemorações dos 100 anos do Forte de Copacabana, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, e ao mesmo tempo, celebra antecipadamente o Natal. Formada por 25 crianças e jovens, oriundos de projetos sociais de diversas comunidades do estado, a Orquestra de Violões do Forte de Copacabana fará sua última apresentação do ano. Eles prepararam para o concerto três músicas natalinas. Depois tocam baião e forró, mas do programa, constam ainda samba de raiz e chorinho.
Em cada apresentação, a orquestra traz um convidado especial que, nesse dia, será a banda Samba do Gnaisse, especializada em Música Popular Brasileira (MPB) e formada por ex-estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). O concerto começará às 18h, ao ar livre. Caso chova, o espetáculo será transferido para o Auditório Santa Bárbara, dentro do Forte de Copacabana.
O projeto foi criado em 2011 em parceria pelo Instituto Rudá, o Museu Histórico do Exército e o Comando do Forte de Copacabana com o objetivo de inclusão social e cultural. Inicialmente, a ideia era ter apenas violonistas, daí o nome da orquestra. “Mas, à medida que fazíamos as apresentações, mais gente pedia para entrar e trazia outros instrumentos - violino, violoncelo, flauta - que acabaram sendo integrados”, disse a coordenadora do projeto, Márcia Melchior. O nome da orquestra, entretanto, permaneceu o mesmo.Atualmente, outras 30 crianças e jovens fazem aulas teóricas e ensaiam para uma espécie de formação de cadastro que visa ao preenchimento futuro de vagas na orquestra.
Fonte: Agência Brasil