SAÚDE

Os motivos das dores nas costas nas mulheres explica especialista.

Salto alto, bolsa pesada e até os hormônios estão entre as causas.

Em 25/04/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As mulheres trabalham, estudam e, geralmente, ainda cuidam da casa. E no deslocamento entre um lugar e outro lá está a bolsa, quase sempre pesada, sendo carregada em um dos ombros. Para piorar, em meio à correria, falta tempo para o exercício físico, e o estresse parece inevitável.

Com essa rotina, as dores nas costas não demoram a aparecer, já que, na maioria dos casos, elas são geradas por maus hábitos. É o que afirma o cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo, responsável pelo Serviço de Cirurgia da Coluna da Equipe de Ortopedia do Hospital Metropolitano, localizado na Serra.

Segundo o médico, a coluna sofre com os costumes inadequados. “A bolsa pesada e sempre carregada em um ombro só, por exemplo, deixa a pessoa torta e aumenta o risco de desenvolver hérnias de disco e desvios laterais”, adverte.

Mas também há características do organismo feminino que interferem nesse processo doloroso. “A menstruação comumente ocasiona incômodos musculares na região lombar, e os seios, quando muito grandes, propiciam deformidades na coluna”, aponta Lourimar Tolêdo.

Motivos que levam às dores nas costas nas mulheres

Bolsa pesada

Apesar de ser companheira em muitos momentos, quando pesada e carregada em apenas um ombro, ela desequilibra a musculatura e facilita a ocorrência de contraturas e o desgaste das estruturas ósseas.

Sapatos com salto alto

Usar diariamente sapatos com saltos superiores a quatro centímetros provoca dores nas costas e nos pés, além de causar o encurtamento da panturrilha, com o tempo.

Sedentarismo

A falta de atividades físicas provoca o enfraquecimento dos músculos que dão sustentação à coluna e o ganho de peso, o que também é prejudicial à estrutura óssea. O melhor é não ficar parada. Mesmo que a rotina seja puxada, procure um profissional para orientá-la. Os benefícios serão visíveis, contribuindo, inclusive, para o alívio do estresse emocional.

Gravidez

Estudos apontam que mais de 50% das gestantes sofrem com problemas na coluna durante a gravidez e relatam sentir dores nas costas com mais frequência no terceiro trimestre da gestação. Isso acontece, segundo Lourimar Tolêdo, porque o centro de gravidade delas se desloca para frente e, para compensar, elas se curvam para trás, acarretando uma lordose.

Ciclo Menstrual

Algumas características biológicas das mulheres, como as alterações hormonais ocorridas no ciclo menstrual, tornam-se um agravante, acarretando incômodos musculares na lombar - região mais baixa da coluna.

Seios grandes

Seios volumosos e muito pesados exigem atenção e cuidado, pois forçam a coluna a se curvar para frente, causando até deformidades. Lourimar Tolêdo adverte que a necessidade de redução das mamas deve ser avaliada nesses casos.

Estresse e outras doenças

As mulheres têm maior propensão a desenvolver a osteoporose (diminuição da massa óssea) e a sentir os resultados da artrite com mais intensidade do que os homens. Da mesma forma é com a fibromialgia, doença reumatológica que faz todo o corpo doer. A coluna torácica – região central das costas – e a lombar costumam sofrer também com o os sintomas dos cânceres de mama e de pulmão.

Já o estresse emocional, que acompanha muitas delas, é um fator desencadeante de dores. Na coluna, o seu reflexo se dá na cervical – região do pescoço.