SAÚDE

Outubro Rosa: internas do sistema prisional fazem mamografia

No total, 180 mulheres, de unidades prisionais da Grande Vitória farão o exame.

Em 08/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Todas as internas do sistema prisional que apresentam fator de risco para o câncer de mama farão o exame de mamografia a partir do dia 10 de outubro. No total, 180 mulheres, de unidades prisionais da Grande Vitória e do interior, farão o exame. 
 
A oferta de mamografias faz parte das ações da campanha Outubro Rosa. Serão atendidas 170 detentas na Grande Vitória e dez no interior. As internas de Cariacica, Viana e Colatina farão os procedimentos no Hospital Santa Rita, em Vitória. E, as de Cachoeiro e São Mateus serão atendidas em hospitais destes municípios. 
 
Após a realização do exame de mamografia as internas, cujos exames indicam algum tipo de alteração, são encaminhadas para consultas com médicos especialistas. 
 
Este é o quinto ano consecutivo em que a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realiza este tipo de atendimento. A oferta de exames de mamografia é resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e da Saúde (Sesa) e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). 
 
“O câncer de mama é o segundo tipo mais incidente entre a população feminina mundial. A maior causa de mortalidade tem sido o diagnóstico tardio, porém, não precisa ser assim. A campanha Outubro Rosa traz a oportunidade de todas as mulheres, sem distinção, conhecerem os fatores de risco e as formas de prevenção da doença, além de terem acesso a exames para o diagnóstico precoce”, explica a gerente de Saúde da Sejus, Luciana Vaneli.
 
Preparação
 
Antes do início das ações do Outubro Rosa, as equipes de saúde de todas as unidades prisionais femininas participaram de uma capacitação ofertada pela Afecc, se preparando para analisarem, em exames clínicos, os fatores de risco de cada interna e fazerem o encaminhamento daquelas que necessitam passar pela mamografia.
 
Dessa forma, antes de serem submetidas ao procedimento, as internas participaram de oficinas de conscientização sobre o câncer de mama e foram incentivadas a realizarem também o autoexame das mamas.
 
“No decorrer de todo o ano, as equipes de saúde desenvolvem ações com as detentas, mas a participação delas na campanha, pelo quinto ano consecutivo, tem trazido bons resultados com a participação de servidores, familiares e das próprias detentas no processo de promoção à saúde”, completa a gerente.