CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Pagamento via celular é caminho sem volta no Brasil e no mundo

Praticidade e segurança são grandes atrativos para os consumidores.

Em 16/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Parnaíba na Web - Reprodução

Assim como houve o surgimento e crescimento das compras pela internet, agora os brasileiros estão aderindo às compras por aplicativos em dispositivos móveis. Segundo relatório do Centro de Inovação da Visa (CI), entre os países da América Latina e Caribe, o Brasil lidera em inovação tecnológica para pagamentos via apps.

Em um futuro próximo, o cenário promete ser ainda mais promissor, pois até o fim de 2020, o número de usuários de smartphones será 30% maior. Isso significa um aumento de 7,2% nas transações por celular, que não envolvam dinheiro, aponta o estudo.

O brasileiro já é o quarto maior consumidor de aplicativos do mundo: usa cerca de 10 deles por dia - e grande parte para fazer compras. Pesquisa do Instituto Qualibest, realizada no país em 2018, aponta que 81% dos internautas já encomendaram ou contrataram algum tipo de serviço ou produto por meio de aplicativos ou sites utilizando um smartphone.

Para Sheynna Hakim Rossignol, Diretora Geral de um app de compras, o consumidor brasileiro já está adaptado e confia neste tipo de transação e isso se reflete na adoção pelos usuários. "O mercado deve ficar atento às inovações, já que as perspectivas por aqui são otimistas", explica a executiva. Até 2023, o setor de pagamentos móveis deve passar de US$ 1,08 trilhão a US$ 4,5 trilhões, segundo a Allied Market Research.

A praticidade e segurança em relação ao pagamento via aplicativo é o que mais tem atraído os consumidores para este tipo de tecnologia, aponta Sheynna. “É uma forma de se evitar problemas devido à falta de dinheiro ou troco, além de panes na maquininha. E, claro, os dados do cartão precisam da segurança de serem processados por uma plataforma de confiança, para prevenir fraude, entre outros riscos", explica.

Pagamentos sem barreiras

No caso de apps como, Uber ou iFood, as transações de pagamento são processadas pela Adyen, plataforma ponta a ponta que utiliza inteligência de dados e machine learning para tokenizar dados de cartão com segurança e permitir pagamentos em um único clique, eliminando etapas desnecessárias na experiência de compra.

“Por anos, pagamentos foram um elemento complicado tanto para consumidores quanto para comerciantes. Se hoje temos a praticidade de comprar online por apps onde e quando quisermos, o processo de pagamentos deve proporcionar também essa praticidade" comenta Tulio Gambogi, head de de Adquirência e Produtos da Adyen para a América Latina. "Precisamos possibilitar que o consumidor pegue com o método que preferir, com toda a segurança e estabilidade de plataforma”. (Com informações da Agência de relações públicas Digital Trix)