EDUCAÇÃO

Pais protestam contra fechamento de turmas em escola de Vila Velha(ES).

Manifestantes atearam fogo em pneus e fecharam avenida do bairro.

Em 25/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um grupo de pais e alunos da Escola Municipal Ana Bernardes Rocha, em Vila Velha, protestaram no bairro Argolas, em Vila Velha, no Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (25). Eles são contra o fechamento de turmas e a transferência de pelo menos 80 estudantes para outra escola no bairro vizinho, Paul.

Os manifestantes atearam fogo em pneus, fechando a avenida Jerônimo Monteiro, a principal do bairro, por volta das 7h da manhã. Eles afirmaram que não houve nenhuma reunião com a Secretaria Municipal de Educação para falar sobre a mudança.

"Eles vieram aqui simplesmente informar o que seria feito com a escola. A população não foi consultada, então nós gostaríamos de deixar isso bem claro aqui. Nós não temos estrutura, nós não temos quadra, a sala de aula da escola está caindo aos pedaços, vocês podem olhar lá dentro, pedir pra filmar. Não temos estrutura nenhuma para as crianças entrarem às 8h da manhã e saírem às 16h30", alegou o empreendedor Isaldir Couto.

Segundo os moradores a proposta da prefeitura é fechar várias turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do colégio para transformá-la em escola de tempo integral, mesmo não possuindo estrutura. Eles pedem a reforma do local.

Com o fechamento das turmas, cerca de 80 alunos serão transferidos para uma escola municipal do bairro Paul. Os pais temem pela seguranca das crianças no caminho para a nova instituição devido os relatos de assalto e assédio nos arredores do bairro.

"Essa escola é muito distante para nossas crianças poderem ir, então os pais estão com medo, porque até lá é uma caminhada muito grande. Em tempo de chuva, no tempo de calor, e a criminalidade?", questionou a auxiliar de cabeleireira Fabiana Patrocínio.

No local do protesto, um representante da prefeitura marcou uma reunião com os pais e moradores para as 11h30, na Escola Municipal Ana Bernardes Rocha, para conversar sobre a decisão.

A equipe da TV Gazeta foi impedida de entrar na instituição para conhecê-la, sendo possível apenas confirmar a situação da quadra onde os alunos fazem aulas de Educacao Física, com alambrado destruído e mal conservada.  A escola, na verdade, nunca teve quadra, a usada pertence à comunidade.

"Essa quadra é da comunidade, eles usam a quadra aqui, mas como vocês puderam ver, está tudo quebrado, tudo caindo", confirmou o auxiliar de serviços gerais, André Alves.

Fonte: G1-ES