AGROPECUÁRIA

Palestras do Idaf focam os cuidados contra a raiva animal

Alunos foram contemplados com orientações do Idaf nos cuidados para combater a raiva.

Em 02/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

A raiva é uma doença letal causada por um vírus, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Ela é transmitida por meio da arranhadura, mordedura ou lambedura de animais raivosos.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Aproximadamente 380 alunos foram contemplados nos últimos dias com orientações do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) quantos aos cuidados para combater a raiva animal. O tema foi destacado por ocasião do Dia Mundial Contra a Raiva, em 28 de setembro, a fim de alertar para a relevância da vacinação do rebanho contra a doença.

>> Raiva: Idaf alerta sobre cuidados para evitar a disseminação

Em Vitória, a palestra foi direcionada aos estudantes da disciplina de Doenças Infecciosas em Animais de Produção, do curso de Medicina Veterinária da Faesa. A médica-veterinária do Idaf Alice Drummond enfatizou a relevância da vacinação do rebanho para que não haja prejuízos econômicos para os criadores, além da notificação aos órgãos de vigilância em caso de suspeita da doença. Para a apresentação, foi utilizado o Mentimenter, uma plataforma digital de pesquisa, que permite a interação entre o condutor e os alunos em tempo real.

“Também usamos o Plickers, que por meio de questionário propicia uma participação ativa dos estudantes, tornando o assunto mais atrativo e dinâmico”, explicou Alice Drummond.

Laudineia Maria Neve Dias Rudio, da Gerência de Educação Sanitária e Ambiental do Idaf, também pontuou os principais sintomas da raiva nos animais e nos humanos e a possibilidade de transmissão para os seres humanos.

Em Afonso Cláudio, as palestras aconteceram em cinco escolas públicas das redes municipal e estadual. A médica-veterinária do Idaf Raquel Nunes de Oliveira, que ministrou as palestras, explicou que o município registrou alto índice de casos positivos de raiva em animais de produção em 2023 e, neste ano, já contabiliza cinco casos em bovinos.

“A raiva tem evolução fatal e a principal forma de prevenir a disseminação é com a vacinação dos animais. Reforçamos a necessidade de que os rebanhos sejam vacinados anualmente para evitar que contraiam e disseminem a doença. Percebemos a importância de orientar esse público para que eles atuem como disseminadores dessas informações, compartilhando com as famílias, já que grande parte reside em área rurais”, destacou Raquel Oliveira.

Raiva dos herbívoros

A raiva é uma doença letal causada por um vírus, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Ela é transmitida por meio da arranhadura, mordedura ou lambedura de animais raivosos.

Para mais informações, acesse: https://idaf.es.gov.br/raiva-dos-herbivoros. (As informações são da Idaf)

Leia também: 

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Raiva: Idaf alerta sobre cuidados para evitar a disseminação
Valor de produção da pecuária tem marca de R$ 122 bilhões
ES atualiza regras para veterinários vacinarem contra brucelose
Incaper gera bezerras leiteiras por meio de inseminação
Seminário de defesa agropecuária do ES acontece este mês
Curso de inseminação artificial para produtores de Cariacica
PMC oferece treinamento em inseminação artificial de bovinos

TAGS:
RAIVA | IDAF | CUIDADOS | COMBATE | ORIENTAÇÕES