CIDADE

Pancadas de chuva atingem municípios capixabas.

A chuva começou a cair, mas ainda há risco de queimadas.

Em 19/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

No último final de semana, houve registro de chuvas em vários municípios capixabas como Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Conceição do Castelo, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, com maior volume de água; e em escala bem menor, a cidade Cachoeiro de Itapemirim e seu entorno.

No entanto, o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo alerta para o risco de queimadas sem controle. Em alguns casos, como o do incêndio que atingia uma área de preservação ambiental, na localidade de Limoeiro, no interior de Castelo, no Sul do Estado, foi controlado. As equipes do Corpo de Bombeiros atuaram por quatro dias no local. Trinta e oito hectares foram destruídos, o equivalente a 38 campos de futebol.

Somente na região do Caparaó e na região Serrana, as queimadas totalizaram mais de 125 mil metros quadrados de florestas nativas destruídas nos últimos vinte dias.

O Corpo de Bombeiros recomenda que todos tenham atenção nesse período de estiagem, não queimando, inclusive, resíduos em terrenos baldios, uma vez que eles podem propagar as chamas para outros locais.

A realização de queimadas em vegetação para limpeza de terrenos está proibida pelo Governo do Estado por tempo indeterminado.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o disque denúncia no 181.

Fique atento a algumas dicas:

- Não faça queimada para limpeza de propriedade rural. Devido à baixa umidade e o longo período de estiagem, o fogo se propaga com muita facilidade.

- Evite acender fogueiras próximas à vegetação. Caso tenha que acendê-las, prepare um local, capinando a vegetação até chegar ao solo. Não deixe o local sem certifica-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou.

- Se sua propriedade faz limite com a estrada, contorne toda a extensão do terreno com um desbaste preventivo, se possível, mantenha sua área reflorestada

Fonte: Folha Vitória