TEMAS GERAIS

Papa nomeia Dom Wladimir como bispo de Colatina, ES.

Interino da Diocese assume o posto, oficialmente, em maio.

Em 05/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (4), o novo bispo de Colatina, município do Noroeste do Espírito Santo. Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, interino desde a saída de Dom Décio Sossai Zandonade, assume o posto de forma oficial, no dia 2 de maio, às 16 horas, na Catedral da cidade.

Dom Wladimir era auxiliar de Dom Luiz, na Arquidiocese de Vitória, mas, há dez meses, atuava em Colatina. Ele continua na Arquidiocese de Vitória atuando como bispo auxiliar e interino na Diocese do Norte do estado até a posse em maio.

Dom Wladimir foi nomeado bispo, em 21 de dezembro de 2011, pelo, então, Papa Bento XVI. Natural de Cafelândia, em São Paulo, nasceu no dia 23 de outubro de 1957. Cursou o ensino fundamental na cidade natal e o ensino médio, em Bauru (SP). É graduado em administração de empresas pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí (SP). Estudou Teologia em São Paulo e foi ordenado, no dia 12 de dezembro de 1997, em Jundiaí.

O bispo assumiu o posto de interino em maio do ano passado, após a renúncia de Dom Décio, que comandava a Diocese desde março de 2003. Dom Décio fez o pedido de afastamento ao Vaticano em 2010, durante uma visita à Roma, e alegou problemas sérios de saúde.

Fonte: G1-Espírito Santo