TEMAS GERAIS

Papel das indústrias extrativas no desenvolvimento sustentável é tema de debates.

No próximo ano, a ONU deve estabelecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em 06/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Entender como as indústrias extrativas podem contribuir para o crescimento sustentável e inclusivo e quais iniciativas são promovidas pela indústria para geração de empregos e renda foram temas discutidos nesta semana em Brasília.

No próximo ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) deve estabelecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o extrativismo, segundo os participantes do evento, tem papel fundamental nesse processo.

“O evento trouxe diversos atores das indústrias extrativas, de governos, das organizações sociais, das comunidades que vivem próximo a locais explorados, universidades. Juntos, discutiram como as indústrias podem ajudar, por exemplo, no desenvolvimento social das comunidades, como fazem com que os impactos econômicos beneficiem os moradores”, disse Degol Hailo, consultor sênior do PNUD em Nova York.

O evento “Diálogo sobre o setor extrativo e o desenvolvimento sustentável: fortalecendo a cooperação público-privada-comunitária no contexto da Agenda Pós-2015” foi o primeiro no mundo voltado a discutir o assunto. Participaram do encontro mais de 300 representantes de mais de 50 países. O extrativismo, segundo a ONU, representa 5% do PIB mundial e movimenta mais de um trilhão de dólares nos países em desenvolvimento.

Para os participantes do evento, a indústria extrativa precisa se comprometer com a promoção do crescimento econômico e sustentável, a geração de empregos, a melhora do acesso a serviços básicos, e a promoção dos direitos humanos e da inclusão social.

Por EBC