ESPORTE CAPIXABA

Paratletas de Vitória sobem ao pódio em competições no Brasil

A capital capixaba segue bem representada no Brasil e no mundo pelos atletas e paratletas

Em 24/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, que estão acontecendo em Santiago, no Chile, tem capixaba fazendo bonito e subindo ao pódio.

A capital capixaba segue bem representada no Brasil e no mundo pelos atletas e paratletas que levam consigo a bandeira de Vitória em suas competições.

Nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, que estão acontecendo em Santiago, no Chile, tem capixaba fazendo bonito e subindo ao pódio.

>> Núcleos esportivos de Vila Velha oferecem diversas atividades

É o caso da paratleta Lorraine Aguiar, que compete no atletismo. Acompanhada de seu atleta-guia, Felipe Martins, Lorraine conquistou medalha de bronze na classe T12 (baixa visão), com o tempo de 26s75.

Ela ficou apenas sete centésimos a frente da quarta colocada, mostrando o quão recompensador pode ser o esforço e a dedicação de uma atleta, cujos resultados são definidos nos mínimos detalhes.

Também no atletismo com baixa visão, classe T12, o capixaba Marcos Vinícius de Oliveira foi mais um a subir ao pódio no Chile. Disputando a prova de 400m, Marquinhos conquistou a medalha de prata, contribuindo ainda mais para o sucesso do time brasileiro que disputa os jogos.

"É muito importante, e também gratificante, ver esse sucesso e essas conquistas. Elas servem de exemplo para todo mundo e mostram o quão longe o paratleta pode chegar através do esporte", avalia Tainá Gusmão, coordenadora de Paradesporto da secretaria de Esportes e Lazer de Vitória (Semesp).

Brasil líder em medalhas

A delegação tupiniquim de paratletas é, mais uma vez, destaque no cenário esportivo internacional. O Brasil é o líder geral do quadro de medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile.

O time verde-amarelo conquistou, até agora, nada menos do que 201 medalhas, sendo 92 de ouro, 55 de prata e 54 de bronze. Nesta edição dos jogos, a delegação brasileira conta com 324 atletas, sendo 190 homens e 134 mulheres, vindos de 23 estados e do DF, competindo em 17 modalidades.

Os treinos são orientados pelos treinadores e professores Ernesto Mendonça, Carlos Camilo e Leandro Corrêa. As atividades acontecem na pista de atletismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e também nos equipamentos esportivos da Semesp.

Panamericano de Canoa Havaiana

Em paralelo aos Jogos Parapan-Americanos do Chile, também está acontecendo em Vitória, de maneira inédita, o Campeonato Panamericano de Canoa Havaiana, que pela primeira vez é realizado na "cidade sol".

Assim como em Santiago, aqui em Vitória os capixabas também fizeram bonito. Os paratletas Arthur Medeiros e Herivelton da Vitória conquistaram medalhas e subiram ao pódio da competição, que acontece até sábado (25), na Praia da Curva da Jurema. Arthur ainda volta a competir nesta sexta-feira (24).

"A deficiência não é uma limitação e vários esportes podem ser adaptados para pessoas com deficiência, como é o caso da canoa havaiana. Esporte é sinônimo também de inclusão e acessibilidade", aponta Tainá Gusmão. (Secom/PMV)

Leia também:

Núcleos esportivos de Vila Velha oferecem diversas atividades
Copa Norte de Marcas Pilotos promete movimentar Linhares
1º Torneio Simples de Beach Tênis vai movimentar Linhares
Copa Linhares de Kart vai levar emoção para o bairro Colina
Incentivo ao esporte: Abertas as inscrições para o Serra atleta
Capixabas disputam Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar 
Vila Velha: ​Festival de jiu jitsu reúne comunidades de todo o ES
Atletas de Vila Velha se destacam em competições pelo país
Cariacica oferece aulas de tênis de mesa para todas as idades
Final de semana de muito esporte e diversão em Viana
Capixaba conquista medalha de prata no Pan-Americano

TAGS:
VITÓRIA | BRASIL | ATLETAS | PARATLETAS | COMPETIÇÕES