EDUCAÇÃO

Parceria de escolas com 38º BI beneficia mais de 200 alunos

A parceria de escolas municipais de Vila Velha com o 38º BI beneficia mais de 200 alunos.

Em 13/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Por meio das iniciativas, mais de 200 alunos de seis escolas da rede municipal de Vila Velha são beneficiados com o acesso à prática e à cultura do esporte junto à instituição militar, atendendo inclusive crianças e jovens com deficiência, bem como áreas de vulnerabilidade social.

Na tarde desta terça-feira, aconteceu a solenidade de abertura oficial do Programa Forças no Esporte (Profesp) 2023 e do Projeto João do Pulo (PJP), desenvolvidos pelo 38º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento, realizado no ginásio do 38º BI, contou com a presença do prefeito Arnaldinho Borgo, além de alunos, familiares e demais autoridades políticas e militares. 

Durante os pronunciamentos da cerimônia, Arnaldinho Borgo destacou a satisfação do município em contar com o apoio das instituições militares:

“A cidade de Vila Velha fica muito feliz de ter duas Forças Armadas aqui: o Exército e a Marinha, que tanto contribuem com a nossa sociedade e que, juntas, por meio do Profesp, somente neste ano de 2023, atendem a mais de 700 crianças da cidade. O Programa Forças no Esporte e também o Projeto João do Pulo estão entre essas importantes contribuições para construirmos uma sociedade e um futuro melhores, levando ordenamento, disciplina e experiências únicas”, disse o prefeito.  

Por meio das iniciativas, mais de 200 alunos de seis escolas da rede municipal de Vila Velha são beneficiados com o acesso à prática e à cultura do esporte junto à instituição militar, atendendo inclusive crianças e jovens com deficiência, bem como áreas de vulnerabilidade social. E as vantagens não param por aí: além de atividades esportivas que incluem vôlei, futebol de campo, futsal, handebol, basquete e atletismo, os estudantes também realizam passeios educativos, participam de vivências cívico-militares e fazem uma refeição no quartel. As atividades acontecem no turno vespertino.

O coronel Rodrigo Penalva salientou que estes são programas sociais de extrema relevância e que promovem a inclusão de crianças com maior risco de vulnerabilidade social:

“Além da sua atribuição constitucional, de preparação e estado de prontidão para defesa da pátria, o Exército brasileiro, enquanto instituição, também tem como missão acessória contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país. Dentro desse contexto, esses programas atuam ampliando o horizonte de um futuro melhor para essas crianças”, reforçou o coronel.

Projeto João do Pulo promove a inclusão 

O Projeto João do Pulo (PJP) é uma extensão do Programa Forças no Esporte (Profesp), do Ministério da Defesa, e surgiu com o objetivo de promover a reintegração social dos militares que adquiriram alguma deficiência física em consequência de acidentes ou enfermidades durante a carreira nas Forças Armadas. Em 2019, o projeto passou por uma ampliação e começou a atender também pessoas com deficiência a partir dos seis anos de idade, preferencialmente em vulnerabilidade social, com atividades no contra turno escolar.  

Este é o segundo ano em que o aluno Guilherme Bilke, da Apae de Vila Velha, é atendido pela iniciativa. Para Cleia Bilke, mãe do Guilherme, o projeto ajuda muito no desenvolvimento do filho:

“Eu fico feliz que ele está tendo esta oportunidade, porque ele aprende muito e vai sempre animado para participar das aulas. No projeto, são realizadas diversas atividades para melhorar a coordenação motora, sobretudo a fina, que ele apresenta mais dificuldade. Só tenho a agradecer pelo programa”, elogiou. 

Escolas participantes:

UMEF Antônia Malbar (Ilha das Flores)
UMEF Antonio Bezerra de Farias (Vila Garrido) 
UMEF Domingos Jose Martins (Alvorada)
UMEF Gil Bernardes (Alvorada)
UMEF Juiz Jairo de Mattos Pereira (São Torquato)
UMEF Leonel de Moura Brizola (Santa Rita). (Semcom/PMVV)

Leia também:

Vila Velha oferece vagas para curso sobre Empreendedorismo
Violência nas escolas: como falar com crianças e adolescentes
PML cria rede de proteção socioemocional para crianças
São Mateus entrega mais computadores para as escolas
Matrículas abertas na Educação de Jovens e Adultos em Vitória
Entidades ligadas à educação aprovam suspensão do novo EM
Proibição para novos cursos de medicina será encerrada
PMV: Escola em Jardim Camburi ganha reforma e climatização
A 18ª Obmep bate dois recorde de escolas e municípios inscritos
Inclusão no ensino superior é desafio para pessoas autistas
Anchieta promove curso de salgados finos para festas

TAGS:
VILA VELHA | PARCERIA | 38º BI | ALUNOS | ESCOLAS