CIDADANIA

Parceria oferta curso para pessoas em situação de rua

Parceria possibilita a oferta de curso exclusivo para pessoas em situação de rua em Vitória.

Em 26/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: pvproductions no Freepik

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, comemorou a efetividade da ação após a articulação de diferentes políticas públicas e órgãos para que pudesse ser ofertada uma turma exclusiva para as pessoas em situação de rua.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Foi na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho e, principalmente, de escrever uma nova história de vida, que 30 usuários dos serviços socioassistenciais voltados para pessoas em situação de rua aceitaram o convite de ingressar no curso "Eletricista de Instalação Predial de Baixo Padrão", ofertado pelo Senai, por meio de parceria com as Secretarias de Assistência Social (Semas), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) de Vitória e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

>> PMV inicia reforma de casas próprias no Programa Casa Feliz

Como expressou Edvaldo Delfina Deolindo, de 57 anos, que participa de atividades no Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) Continental. Ele contou que ficou surpreso quando técnicos do Centro Pop conversaram sobre a possibilidade. Sentado em uma das carteiras da instituição de aprendizagem industrial, Edvaldo falou da emoção de estar naquele lugar, após quase 20 anos em situação de rua e distante de uma escola desde 1983.

"Já trabalhei como mecânico numa grande indústria, mas com a separação, o distanciamento dos filhos e o falecimento de minha mãe.... Peguei o caminho das ruas. Agora, vejo uma luz acender no fim do túnel. Voltar para uma escola está me deixando feliz, com esperança de superação", comentou ele.

Ao ser questionado como se sentia viver em situação de rua, Edvaldo falou que é de perder tudo.

"Perdi tudo, mas nunca deixei morrer meu sonho de voltar a estudar para voltar a ter uma vida digna. Sonhava e sonho em voltar ao mercado de trabalho. Quero me formar, ter uma profissão, um emprego para andar de cabeça erguida", falou ele.

Ainda mais animado, o colega de turma Marcos Alessandro de Oliveira Correa, 44, disse que estava disposto a dar o melhor de si para chegar ao final do curso em condições de encontrar oportunidade no mercado de trabalho. Ele contou que quando foi comunicada a abertura de vaga e a oferta para pessoas em situação de rua chegou a cogitar ser "fake news".

"É difícil de acreditar que vão deixar a gente entrar e estudar num lugar tão importante quanto este (se referindo ao Senai). Agora, acredito que tem pessoas lutando por nós. Aqui, sentado e ouvindo todo mundo falando vejo que é coisa boa para gente de verdade. É um curso de qualidade e sério", comentou Marcos, sorridente.

Ele falou ainda que não via a hora de receber o uniforme e sair exibindo que está matriculado naquela instituição. 

Os 30 novos alunos são provenientes dos Centros de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) Continental e Centro, Albergue do Imigrante, Abrigo Andorinhas, e Abrigo Institucional de Adultos e Famílias (Abrigo 1).

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, comemorou a efetividade da ação após a articulação de diferentes políticas públicas e órgãos para que pudesse ser ofertada uma turma exclusiva para as pessoas em situação de rua.

"Todo mundo se movimentou para que isso fosse possível. Da equipe da documentação, da oferta do vale-transporte até os professores. Mas o mais importante foi vocês que se movimentaram, depositaram um olhar de esperança. Eles estão escrevendo uma nova história de vida", ressaltou ela. 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
PMV inicia reforma de casas próprias no Programa Casa Feliz
Ação de cidadania chega ao Interlagos neste sábado (21)
Linhares recebe ação da cidadania com serviços gratuitos
Governo do Estado libera 6° lote do Cartão Reconstrução
Ação da cidadania chega à Bebedouro com vários serviços
Moradores que recebem o BPC devem atualizar os dados
Projeto "Das Antigas" leva bailes e serestas para assistidos

TAGS:
VITÓRIA | CURSO | PESSOAS | SITUAÇÃO DE RUA | CENTRO POP