VIAGENS & TURISMO
Passagens aéreas ficaram em média 35% mais caras
Nos quatros primeiros meses de 2019, no entanto, houve queda nos preços.
Em 15/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, aponta que os preços das passagens aéreas subiram bem acima da inflação nos últimos 12 meses. A alta média foi de 35,12% no período entre maio de 2018 e abril de 2019.
O analista de preços do IBGE, André Almeida, explica que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA de abril, registrou uma variação de 0,57% no mês, com uma variação do subitem de passagens aéreas de 5,32%. Segundo ele, nos quatro primeiros meses deste ano, houve uma queda no preço das passagens.
“Até agora, o subitem de passagem aérea acumula uma queda de 9,21% na média de preços. É comum haver em períodos de férias, de feriados prolongados, movimentos de altas, enquanto que em outros meses pode haver ou movimentos de altas ou de quedas, então a gente só capta esta variação de preços.”
O ideal é que o consumidor pesquise ao máximo e tente comprar sua passagem com maior antecedência possível, já que os preços costumam aumentar perto da data do voo.
Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, se houver abuso na cobrança de preços de passagens que ultrapassem a média de preços anteriores ao problema da Avianca, as empresas aéreas vão ficar sujeitas a eventuais sanções.
As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL