NEGÓCIOS

Passos do Planejamento Estratégico para pequenas empresas

Joseane Zoghbi, conversou com Gavini, no Programa Hora do Empreendedor.

Em 22/10/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Aderes

Joseane Zoghbi participou da live mediada pelo diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho.

O planejamento estratégico é fundamental para dar direção a uma organização, seja ela pública ou privada. Com ele, são definidos metas e planos de execução para que projetos sejam realizados e objetivos alcançados. Foi sobre essa ferramenta de gestão que a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), Joseane Zoghbi, falou no Programa Hora do Empreendedor, realizado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) na noite dessa quarta-feira (21).

Joseane Zoghbi, que lidera a equipe do Escritório de Projetos do Governo do Espírito Santo, que funciona na SEP, participou da live mediada pelo diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, falando sobre os 11 passos para o planejamento estratégico a ser realizado por uma pequena empresa.

Passo a passo:

– É comum ver empreendedores deixando de lado o planejamento. “As pessoas, quase sempre, executam mais e planejam menos. A partir do momento em que decidem planejar, devem eliminar a distração e ter concentração plena na realização de todo o processo”, dizJoseane Zoghbi.

2 – O segundo passo diz respeito ao envolvimento dos membros da equipe. Joseane Zoghbi ressalta a importância de o empreendedor buscar o engajamento da equipe para que, assim, possa garantir a execução do que foi planejado.

3 – Definir o chamado tripé da estratégia – missão, visão e valores da empresa. O empreendedor precisa saber quem é a sua empresa e ter propósito, para estabelecer uma visão de médio e longo prazos.

4 – Entender o contexto atual é o passo seguinte. Isso deve ser feito por meio de análise Swot, que identifica os pontos fortes e fracos do negócio, além do ambiente externo, identificando as ameaças e oportunidades.

5 – Definir metas de curto, médio e longo prazos é também importante no processo de planejamento estratégico.

6 – A partir da definição das metas, é preciso criar um plano para que o empreendedor possa atingir os objetivos da empresa. Além disso, é preciso definir as táticas a serem aplicadas e também os recursos necessários.

7 – Concentrar-se na execução, definindo um plano de ação, é o passo seguinte. Nesse caso, devem ser definidas as tarefas e estabelecidos responsabilidades e cronogramas específicos.

8 - Como os fatos são dinâmicos, a orientação é que o empreendedor mantenha a flexibilidade do plano. A subsecretária Joseane Zoghbi citou como exemplo o que vem acontecendo com as organizações em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Tivemos que nos adaptar a essa nova realidade. Muitas empresas tiveram que buscar novas oportunidades e ajustar seus objetivos em longo prazo”, enfatizou.

9 – A importância de o empreendedor incluir e acompanhar indicadores de desempenho no planejamento de sua empresa foi também destacada no Programa Hora do Empreendedor. Nesse caso, indicadores mostram se os resultados previstos estão, realmente, sendo alcançados.

10 – Traçar o plano de voo, comunicá-lo e executá-lo é também fundamental no processo de planejamento estratégico. A comunicação clara permitirá que toda a equipe se envolva e se comprometa ainda mais com o processo, para que tudo o que foi planejado aconteça.

11 – Definir uma metodologia para que seja realizado o acompanhamento do que foi planejado é o último passo. “Planejar e não acompanhar é tão grave quanto não planejar”, afirma Joseane Zoghbi.  (Com informações da  Assessoria de Comunicação da SEP)