CIDADANIA
Peças produzidas em presídios são vendidas na ArteSanto
A feira de artesanato capixaba vai até domingo (10) na Praça do Papa, em Vitória.
Em 06/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O artesanato como ferramenta de transformação social. De dentro das unidades prisionais, internos aprendem técnicas e passam parte do seu tempo confeccionando a mão roupas e bolsas em crochê, tapetes com refugo de tecidos das fábricas de costura e peças em madeira.
Esses e outros produtos confeccionados por internos do sistema prisional capixaba estão na ArteSanto, feira de artesanato capixaba que segue até o próximo domingo (10) na Praça do Papa, em Vitória.
O estande da Secretaria da Justiça (Sejus) leva aos visitantes diversas peças confeccionadas por detentos do Atelier Sonho de Liberdade, da Penitenciária Estadual de Vila Velha 2; da marcenaria Jequitibá, da Penitenciária Estadual de Vila Velha 3; da Oficina de Ideias, da Penitenciária Semiaberta de Cariacica e dos projetos Reabilitarte e Nova Vida, desenvolvidos na Penitenciária de Segurança Média 1 e 2, respectivamente.
A subsecretária de Ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz, destaca que essas são iniciativas desenvolvidas nas unidades prisionais buscando melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos internos através do envolvimento em atividades produtivas.
“A gestão das unidades prisionais está investe cada vez mais em projetos que ocupem e tragam conhecimento aos internos. O trabalho desenvolvido por eles é de muita qualidade. Expor e comercializar em uma feira tão significativa como a ArteSanto é um incentivo a mais para que invistam em suas habilidades para trilhar um novo caminho” ressalta a subsecretária.
A Feira
A ArteSanto é realizada pelo Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). A entrada é gratuita.