TEMAS GERAIS
Penitenciária de Colatina libera esgoto a céu aberto, no ES
Segundo moradores, situação se repete há 30 anos.
Em 21/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O esgoto da Penitenciária Semiaberta de Colatina, município da região Noroeste do Espírito Santo, vem sendo jogado em uma área de vegetação próxima, segundo moradores. A água suja que sai do prédio se acumula por quase 500 metros dentro da vegetação, em uma lagoa. Questionada sobre a situação, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) disse que um convênio será assinado para interliga a rede de esgoto da unidade prisional à rede coletora da cidade.
Segundo os moradores, a situação se repete há mais de 30 anos, mas há dois o problema se agravou. A instrutora de trânsito Margarete Maria do Nascimento conta que a lagoa já foi um córrego, mas uma queda de barreira fez com que a água ficasse parada. "A maioria é esgoto, porque na verdade não é uma lagoa. Era um córrego que vinha de uma lagoa em cima da chapada. Só piorou depois que caiu o asfalto e obstrui a passagem de água", lembra Margarete.
O defensor público Francisco Galimberti Neto é dono do terreno ao lado da penitenciária e fez uma fossa sanitária para a casa. Ele acredita que a penitenciária devia fazer o mesmo. "Eu acho um absurdo, o governo que deveria dar exemplo. Quer dizer, nós vamos ficar aqui com esgoto a céu aberto? Correndo risco de doença, de pegar dengue e outras coisas mais. Se der uma enxurrada essa lagoa vai aumentar o volume e vai piorar", reclama Francisco.
Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), disse que vai assinar um convênio com a Sanear, responsável pelo saneamento do município, para ampliar a rede coletora de Colatina e interligar o esgoto da unidade prisional à esta. Atualmente, o convênio está sendo elaborado e a expectativa da Sejus é assiná-lo no primeiro semestre de 2015.
Fonte: G1-Espírito Santo