TEMAS GERAIS

Pentágono cobra a Rússia sobre o cessar-fogo na Ucrânia

Chefe do Pentágono conversou por telefone com o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu

Em 13/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: EPA/Ansa-Brasil

Em entrevista a um canal italiano na última quinta (12), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse estar pronto para se reunir com o mandatário da Rússia, Vladimir Putin, mas o Kremlin afirmou nesta sexta que é "impossível" organizar uma reunião bilateral neste momento. 

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, cobrou nesta sexta-feira (13) a instituição de um "cessar-fogo imediato" na Ucrânia e instou a Rússia a manter abertos os canais de comunicação com Kiev.

   

O chefe do Pentágono conversou por telefone com o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, no primeiro contato direto entre eles desde 18 de fevereiro, seis dias antes da invasão à Ucrânia.

"O secretário Austin pediu um cessar-fogo imediato na Ucrânia e enfatizou a importância de manter linhas de comunicação", diz um comunicado do Departamento de Defesa, sem dar maiores detalhes sobre o conteúdo da conversa.    

O telefonema aconteceu em meio à ofensiva russa para conquistar o Donbass, território do leste da Ucrânia onde ficam as regiões separatistas de Donetsk e Lugansk.    

Em entrevista a um canal italiano na última quinta (12), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse estar pronto para se reunir com o mandatário da Rússia, Vladimir Putin, mas o Kremlin afirmou nesta sexta que é "impossível" organizar uma reunião bilateral neste momento.    

As negociações para um cessar-fogo estão travadas desde o fim de março, quando a Ucrânia se comprometeu a não ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas com a condição de que tivesse caminho livre para entrar na União Europeia e garantias de segurança por parte de potências internacionais.   

Os dois países, no entanto, ainda não avançaram nas conversas sobre o destino da península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e do Donbass. Moscou exige o reconhecimento da soberania de Donetsk e Lugansk e da anexação da Crimeia, mas a Ucrânia defende a manutenção de sua integridade territorial. (Ansa)

Leia também:

Na noite de domingo eclipse poderá ser visto em Vitória
Alcoólicos Anônimos só para mulheres tem impacto positivo
Após vencer o alcoolismo, mãe recupera guarda dos filhos
Nasceu o bebê de número 1.000 do Hospital Materno Infantil
UE estuda emitir dívida para pagar reconstrução da Ucrânia
Ônibus: meio de transporte coletivo essencial e democrático
Crescem em 27% as reclamações sobre máquinas de cartões
Detran|ES promove a educação para o trânsito em Vitória
Procon-ES orienta sobre compras e trocas de presentes
Explosão em hotel em Cuba mata pelo menos 4 pessoas

TAGS:
PENTÁGONO | RÚSSIA | UCRÂNIA | CESSAR-FOGO | MINISTRO