CIDADE

Período de defeso do caranguejo-uçá inicia nesta sexta-feira (10)

Em Vila Velha também haverá fiscalização e combate neste período.

Em 10/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Comunicação/PMVV

Começa nesta sexta-feira (10), a primeira fase do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) que se estende até o dia 15 de janeiro. Vale ressaltar que, além dos cinco dias em janeiro, haverá outros três períodos de defeso: 09 a 14 de fevereiro, 09 a 14 de março e 07 a 12 de abril de 2020. 

A chamada “andada” é o período de reprodução, em que os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação dos ovos. Nesses dias, é proibida, além da captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, transporte, industrialização, comercialização, armazenamento, bem como das partes isoladas (desfiado, puãs, pinças e garras) de qualquer origem.

“A falta de preservação desta espécie compromete toda uma cadeia alimentar. Proteger o defeso é também garantir a sobrevivência dos catadores e continuidade do consumo em bares e restaurantes, gerando renda e emprego no município”, destacou a coordenadora de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Flávia Maciel.

O cidadão pode denunciar através do telefone 162 da Ouvidoria Geral ou pelo aplicativo Ouve Vila Velha. A equipe vai até o local para verificar a denúncia e os caranguejos vivos apreendidos serão soltos em seu habitat natural”. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)