CIDADE
Pescadores artesanais de Itapuã recebem mesas de inox e uniformes.
Os equipamentos vão contribuir para a limpeza e comércio do pescado.
Em 14/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Pescadores artesanais que compõem a Associação de Pescadores de Itapuã receberam, na tarde desta quarta-feira (13), a doação de mesas de inox e uniformes. O objetivo é qualificar o manuseio e comércio do pescado no local, colaborando com a geração de renda do grupo. O material foi doado pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães) .
A ação é parte de um processo de conscientização dos pescadores, realizado pela equipe da Prefeitura de Vila Velha, incentivando a organização e orientando, junto com a Vigilância Sanitária, no que se refere ao manuseio, limpeza e armazenamento dos pescados.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Jader Mutzig, enfatizou a importância do trabalho dos pescadores para o município. “A Prefeitura está aqui para somar com a Associação, contribuindo para o trabalho e o seu desenvolvimento”. Já o secretário de Serviços Urbanos, Reginaldo Loureiro, agradeceu aos pescadores e informou que a organização da praia continua. “Nosso trabalho é contínuo e estamos a disposição para deixar este espaço ainda melhor”.
O casal Roberto e Maria do Carmo Miranda, que criou cinco filhos e ainda hoje ajuda a criar os netos com a pesca e venda de peixes, foi uma das famílias contempladas que trabalha no local . “Nossa esta mesa vai ajudar muito a gente. Isto é um sonho”, afirmou dona Maria do Carmo.
Trabalho contínuo - Além da entrega dos equipamentos que foram doados pela Acaps e Sindipães, o trabalho com os pescadores do município é contínuo. Além da questão de higiene no manuseio e comércio, a Prefeitura, por meio da Coordenação de Agricultura e Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, tem realizado orientação sobre legislação ambiental com apoio da Polícia Ambiental e Capitania dos Portos, bem como a organização do espaço utilizado na praia, com cadastro dos barcos e pescadores e identificação das embarcações, sempre em parceria com a Associação de Pescadores.
Fonte:PMVV